Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

20.02.2018 17:38

Reunião alinha estrutura do Cejusc dos Juizados
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) dos Juizados Especiais de Cuiabá está com os preparativos a pleno vapor para a inauguração prevista para o dia 28 de maio. Os magistrados à frente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) se reuniram com as áreas do Tribunal de Justiça nesta terça-feira (20 de fevereiro) e constataram que o trabalho está bem avançado.
 
Presente à reunião que tratou dos alinhamentos da nova unidade judiciária, a desembargadora Clarice Claudino da Silva afirmou que “a grande parte das tarefas estão em andamento, já estão dentro do que foi previsto, caminhando dentro de um cronograma e ficamos bastante satisfeitos de ver que quase tudo está dentro das datas previstas. Ficamos contentes com o empenho das áreas”.
 
O juiz-coordenador do Nupemec, Hildebrando da Costa Marques, enfatizou que o Cejusc dos juizados é um sonho antigo do Nupemec que está muito perto de se tornar realidade. “É algo que estamos tentando implementar há muito tempo e sempre esbarrávamos em um espaço físico adequado ou então no quadro de servidores para executar esse trabalho. Agora tudo confluiu e convergiu para que nós pudéssemos nesse momento ter todas as condições favoráveis para que esse Cejusc saia de um projeto para uma realidade”, salientou.
 
O centro funcionará em um prédio que já sediou a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), no bairro Duque de Caxias, atrás do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada. Por esse motivo, apenas algumas readequações estruturais serão necessárias, que já estão sendo providenciadas pela Coordenadoria de Infraestrutura.
 
A segurança do local também foi tratada na reunião, pela Coordenadoria Militar juntamente com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação, por meio de câmeras e guarda armada 24h. Além disso, detalhes como os equipamentos e contratação de funcionários terceirizados também foram tratados na reunião.
 
Objetivos – A expectativa do Nupemec é melhorar os índices de conciliação no âmbito dos juizados especiais. “É uma tarefa gigantesca e de muita importância para a população. A concentração em um único espaço sob a coordenação de um magistrado com um time de pessoas altamente qualificadas e constantemente treinadas é a maneira que nós enxergamos de viabilizar a melhoria dos índices de conciliação nos juizados especiais”, explicou a desembargadora-presidente.
 
Desenvolver a política junto aos grandes demandantes, implementar a conscientização da população quanto à banalização do litígio, evitar a judicialização predatória e fazer um fluxo melhor de trâmite processual são algumas das frentes de trabalho que serão executadas pelo Cejusc.
 
De acordo com o juiz-coordenador dos juizados especiais de Cuiabá, Marcelo Sebastião Prado de Moraes, a realidade dos juizados especiais de Mato Grosso é uma das melhores do país.
 
“Nós temos um grande apoio do Tribunal em termos estruturais. Nós temos todas essas ferramentas em virtude do volume de processos; se compararmos com determinados estados, nós recebemos até cinco vezes mais processos que muitos estados da região centro-oeste. Temos que ter uma estrutura senão o trabalho não flui. Com o Cejusc, melhoraremos ainda mais o trabalho, com o resultado final melhor para o jurisdicionado”, frisou.
 
Leia também:
 
Reunião trata do novo Cejusc dos Juizados

 
Mylena Petrucelli/Fotos: Tony Ribeiro (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409