Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

19.03.2018 17:02

Ribeirinho Cidadão 2018 é apresentado a presidente
Compartilhe
Tamanho do texto:
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, acompanhou na tarde desta segunda-feira (19 de março) os preparativos de planejamento e execução da 11ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão, que será realizada a partir do dia 2 de abril.
 
Em reunião com a equipe do programa Justiça Comunitária e demais setores envolvidos no projeto, o desembargador-presidente averiguou o estágio de preparação de todos os serviços que serão promovidos no evento, graças à parceria feita com 26 instituições públicas e privadas.
 
“Parabéns pelo que vamos executar. Por mais difícil que seja, vai ser uma coisa de sucesso, porque tem muito esforço envolvido. Temos que fazer esse projeto que beneficia muitas pessoas carentes”, destacou o presidente Rui Ramos.
 
O Poder Judiciário de Mato Grosso e seus parceiros irão promover dezenas de atendimentos médicos, judiciais, ambientais e de cidadania aos moradores de comunidades ribeirinhas de Santo Antônio do Leverger (34 km ao sul de Cuiabá) e Barão de Melgaço (113 km ao sul de Cuiabá).
 
“Todos os parceiros acolheram a ideia com muita alegria e incentivo. Ficamos impressionados com todos porque na crise, normalmente, a tendência é reclamar e dizer que não dá. O que nós sentimos dos parceiros, não só as entidades governamentais, como também particulares que vão nos ajudar, é que todos vão contribuir com essa população carente”, constatou o juiz-coordenador do projeto Ribeirinho Cidadão, Jorge Luiz Tadeu.
 
Nesta edição, uma das novidades é a parceria com o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) no que tange à disposição de médicos – dentre professores e alunos – para os serviços de saúde, totalizando 12 profissionais, especialmente na área de oftalmologia, uma das mais requisitadas pelos ribeirinhos.
 
“A cada ano, o número de parceiros amplia. Esse é um projeto originário que amplia o acesso à saúde, à Justiça, cidadania e consciência ambiental. É uma ação social de integração mesmo, voltada às populações ribeirinhas carentes que normalmente não têm acesso a esses serviços, que terão representantes dos parceiros do Poder Judiciário”, pontua a diretora-geral do TJMT, Claudenice Deijany F. de Costa.
 
Parceiros – O governo do Estado colocou à disposição várias secretarias que se trabalharão na emissão dos mais variados documentos, desde RG a títulos rurais, assistência social e saúde; o governo federal será parceiro por meio da Superintendência Regional do Ministério da Fazenda e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); demais integrantes do sistema de Justiça também atuarão no Ribeirinho, tais como Defensoria Pública, Ministério Público Estadual, Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), além de parcerias privadas, como laboratórios de análises clínicas, organizações humanitárias, profissionais autônomos, dentre outros.
 
Leia mais:
 
Ribeirinho Cidadão será realizado em abril
 
Ribeirinho Cidadão: visita técnica em Barão
 
Ribeirinho Cidadão terá parceria do Incra
 
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409