Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

04.12.2018 17:30

Lídio Modesto da Silva Filho
Compartilhe
Tamanho do texto:
Lídio Modesto é juiz de Direito da Quarta Vara Criminal de Cuiabá. Ingressou no Poder Judiciário de Mato Grosso em 1993, como servidor, e na magistratura em 1999, tendo atuado como juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça e da Vice-Presidência do TJMT, foi juiz-membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), juiz auxiliar da Presidência do TRE e membro do Pleno da Corte Eleitoral.
 
Nascido em Cuiabá, formou-se na Universidade de Cuiabá, realizou vários cursos de especialização, extensão e atualização em Direito Penal e Processo Penal, Direito Civil e Processo Civil, Direito Eleitoral, Direito Eletrônico, além do MBA em Poder Judiciário e mestrado em Direito Agroambiental.
 
O magistrado sempre foi um estudioso nato, de modo que é de seu feitio ser bastante organizado com as atividades cotidianas do labor para ter tempo de produzir artigos, ensaios e estudos. Ele possui diversos artigos publicados em revistas jurídicas e sites especializados, sobre variados assuntos, embora o Direito Eleitoral seja uma de suas maiores paixões.
 
Com base na vasta experiência que adquiriu na seara eleitoral, Lídio publicou este ano o livro “Propaganda Eleitoral - De Acordo com a Minirreforma Eleitoral e com as Resoluções 23.551/2017 e 23.554/2017”, uma obra que reúne temas atuais com o intuito de renovar a literatura existente sobre a matéria.
 
“Eu sempre busco desenvolver meu trabalho de forma organizada. Isso faz com que você tenha tempo de se dedicar para outras atividades sem comprometer a prestação jurisdicional, que está em primeiro lugar. O gesto de compartilhar conhecimento é muito gratificante e enriquecedor, tanto para quem produz quanto para quem bebe dessa fonte”, frisa o magistrado sobre a produção acadêmica e literária que desenvolve em paralelo com a magistratura.
 
Propaganda Eleitoral – Lançado em Cuiabá e Curitiba em junho de 2018, o livro do juiz Lídio Modesto se debruça sobre assuntos atualíssimos, como as famosas fake news (notícias falsas), o abuso do poder religioso, propaganda eleitoral no rádio, na televisão e na internet, poder de polícia, liberdade de expressão, bens públicos e particulares, brindes, propagandas de véspera, direito de resposta, dentre outros.
 
Citado pelo ministro Luiz Fux, ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em uma de suas decisões e elogiado por grandes juristas, o livro do juiz Lídio Modesto se tornou leitura fundamental de vários juízes eleitorais e pessoas envolvidas nas eleições 2018 em todo o país, de modo que ele já está preparando uma segunda edição.
 
 
 
 
 
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3393/3409