Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

21.10.2019 10:45

Verde Novo promove plantio e distribuição de mudas no São João Del Rey
Compartilhe
Tamanho do texto:
O pequeno Rodrigo, de apenas três anos, acordou cedo no último sábado (19 de outubro) e já realizou um grande feito: plantou a primeira árvore de sua vida. O pé de goiaba se somará às 200 mudas de árvores que serão plantadas no novo pomar da Academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol), que começou a ser formado numa ação do projeto Verde Novo, desenvolvido pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá.
 
O pequeno compareceu ao plantio acompanhado do pai, o delegado regional de Cuiabá e Várzea Grande, Rodrigo Bastos. “Essa iniciativa é importantíssima. Aqui a criança está vendo o plantio dessas árvores, a importância de termos mais árvores plantadas na nossa cidade e os benefícios que isso traz, tanto para o clima quanto para o bem-estar, como a melhor temperatura. Aqui a gente teve a oportunidade de ouvir os profissionais discorrerem sobre todos os benefícios e a oportunidade de estar, na prática, plantando”, ressaltou.
 
Quem também colocou as mãos na terra para o plantio foi a delegada titular da Defesa da Mulher de Cuiabá, Jozirlethe Criveletto. Ela escolheu plantar um pé de ata por ser a fruta preferida da mãe dela. “Quando eu ouvi o rapaz dizer que esse era um pé de ata, lembrei da minha mãe, porque a fruta que ela mais gosta é a ata. Conhecia o projeto Verde Novo, conheço o idealizador do projeto, juiz Rodrigo Curvo, foi meu colega de faculdade. Parabenizo muito essa iniciativa. E como é bom, né, poder dizer ‘plantei uma árvore’. Eu já plantei outras, mas acredito que essa aqui vai ser simbólica para mim, dentro da instituição que eu trabalho, e com certeza eu vou passar aqui e falar ‘aquele pé de ata fui eu que plantei’.”
 
Jozirlethe, que é cuiabana, conheceu a cidade em outros tempos, quando o verde era predominante na Capital mato-grossense. “Eu vi essa cidade com árvores, e hoje é muito triste a gente perceber que realmente nós temos muitos lugares, muitos setores da cidade, principalmente no Centro, que precisa dessa arborização. Você percebe até o clima como muda. Se você sai ali para a região do Sucuri você já percebe como o clima ameniza muito”, complementou.
 
Já o diretor da Acadepol, Welber Batista Franco, conta que só conhecia o projeto Verde Novo de nome, mas ainda não havia vivenciado nenhuma atividade feita por ele. “Bem renomado, já conhecia o projeto através do noticiário e esse foi um dos motivos para o convidarmos para essa parceria, pela excelência do trabalho e pelo modo de fazer essa mobilização social. Estamos muito satisfeitos com a vinda, com a presença, com a escola que eles trouxeram para a academia. Estamos muito satisfeitos. Em breve teremos um pomar grande aqui. Cada muda dessa com uma história, cada história uma lembrança e que cada árvore dessa frutifique com bons frutos, conforme o órgão que as trouxeram”, assinalou.
 
As orientações para o plantio foram feitas pelo engenheiro florestal Marcelo Pissurno, que integra o corpo técnico do Verde Novo. Desde 17 de dezembro de 2017, quando foi realizada a primeira ação, o projeto já viabilizou o plantio /ou a distribuição de 63 mil mudas de árvores nativas e frutíferas na Capital mato-grossense. A iniciativa segue até dezembro de 2020.
 
Parceiro do projeto Verde novo, o ambientalista Abel Nascimento, do Teoria Verde, afirmou que acredita ser possível devolver o título de Cidade Verde à Capital mato-grossense. “Queremos retomar esse título, ele é nosso. Aqui é uma depressão cuiabana, um lugar baixo, complicado, mas se as pessoas tiverem essa sensibilidade de aproveitarem esse momento único para poder ajudar a conservar e a preservar esses espaços verdes, com certeza não será difícil devolvermos esse título à nossa capital. Aqui é uma depressão, o vento passa por cima. Você sente a diferença do Horto Florestal para o Centro, são quatro graus de diferença. A pessoa precisa se sensibilizar que quanto mais plantar árvore, mais ameniza o calor da cidade”, observou.
 
A engenheira civil Bruna Zeni, que integra o projeto Verde Novo, destaca que cada vez mais a comunidade tem procurado o Juvam para esse trabalho de conscientização, principalmente diretores de escola e professores. “É a parte mais gratificante do projeto: conseguir conscientizar. É muito importante distribuir e plantar, mas o melhor de tudo é conscientizar, que a pessoa saiba a importância e por que ela esta fazendo aquilo. Além da arborização, que traz qualidade de vida, melhora a umidade do ar, uma cidade mais arborizada e agradável, visivelmente mais bonita, tem toda a parte ambiental. As pessoas começam a ter a consciência de parar de quebrar, parar de cortar as árvores”, explicou.
 
A iniciativa foi realizada durante a ação social denominada “Polícia Civil em Cidadania”, que ofertou uma série de serviços à população da região do São João Del Rey, na sede da Acadepol. Na oportunidade, foram distribuídas à população que participava do mutirão 400 mudas, entre espécies de ipê rosa e amarelo, jacarandá, jabuticaba, tamarindo e pata de vaca.
 
Próximas ações – Na sexta-feira (25 de outubro), às 9h, o Juvam marcará presença na 16ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada no espaço da Faculdade de Tecnologia Senai Cuiabá (Fatec), localizada na avenida 15 de novembro, em Cuiabá. O assessor de gabinete do Juvam e integrante do projeto Verde Novo, Sergio Savioli Resende, irá falar sobre a importância da arborização urbana.
 
No sábado (26 de outubro), está previsto o plantio e distribuição de mudas de árvores no Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (Sisma/MT), localizado na rua Antônio Dorileo, n. 469, Coophema. A ação terá início às 8h.
 
 
Lígia Saito (texto e fotos)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394