
Poder Judiciário de Mato Grosso
Notícias
14.09.2020 13:14
Poder Judiciário realiza curso de Libras e promove inclusão e acessibilidade
Por meio da plataforma Cisco Webex Meetings está sendo possível reunir os 24 inscritos, de 16 comarcas do Estado e TJ, que ao longo de 40 horas aulas, sendo três horas por dia, terão acesso ao conteúdo com as aulas on-line, apostilas e vídeos complementares.
Na abertura dos trabalhos a supervisora e coordenadora da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJMT, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho deu boas-vindas aos participantes e destacou o apoio dado pelo presidente do TJMT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha para a realização de mais esta capacitação voltada para a qualificação do público interno como forma de melhor atender aqueles que procuram os serviços da Justiça.

Quem ministra o curso é a servidora Janaina Taques. Ela trabalha no setor de digitalização de processos do TJ, onde também estão 40 surdos (sendo 30 no Departamento Judiciário Auxiliar e 10 na Secretaria Auxiliar da Presidência). Ela ressalta a importância desse curso como forma de compartilhar conhecimento pensando na inclusão social e no atendimento daqueles que vão até às sedes das comarcas.
“Hoje, Libras está presente em diversas lives e em propagandas, mas quando vi que servidores de 16 comarcas e do TJ tinham feito a inscrição fiquei extremamente feliz porque estamos levando acessibilidade para o interior do Estado. Quando alguém pensa em justiça a pessoa vai ao fórum da cidade, principalmente se ele souber que lá há um servidor que sabe a língua dele. Com servidores se capacitando no básico de libras já terá uma base para entender o surdo no contexto”, explica.

O mesmo ocorreu com a servidora Fabiane Maria Santos Nascimento, da Segunda Vara Criminal da Comarca de Sorriso (distante a 420 km ao norte da Capital). Ela também trabalha com atendimento ao público e conta que tinha o desejo de aprender a linguagem de sinais. “É uma vontade antiga que sempre tive e quando surgiu a oportunidade me inscrevi e quero muito aprender para meu aperfeiçoamento e ajudar outras pessoas.”
Direto da Comarca de São Félix do Araguaia (a 1.200 km ao sul de Cuiabá), o servidor Aquila Junior Lopes Machado disse que com o curso, sua expectativa “é para aplicar na vida, de forma geral. Sempre tive vontade de fazer o curso para exercer, colocar em prática.”
Também participam da capacitação uma magistrada e servidores das comarcas de Vila Bela da Santíssima Trindade, Paranatinga, Alta Floresta, Alto Araguaia, Várzea Grande, Sinop, Nova Ubiratã, Novo São Joaquim, Rondonópolis, Guiratinga, Água Boa, Primavera do Leste e Cuiabá.
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br