Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

15.02.2021 13:10

Justiça de MT disponibiliza ferramentas virtuais para resolver demandas sem sair de casa
Compartilhe
Tamanho do texto:
Em tempos de pandemia, disponibilizar tecnologias que garantam segurança, agilidade e comodidade à população tornou-se uma prática fundamental. O Poder Judiciário disponibiliza diversos serviços que podem ser acessos por qualquer pessoas, sem sair de casa.
 
Para o Coordenador de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário de Mato Grosso, Carlos Mar Ayc Campelo, a Justiça Estadual está sempre buscando novas soluções em tecnologia para garantir e facilitar o acesso da população e dos operadores do direito aos serviços da Justiça. “Nosso foco nesta gestão é tornar os serviços da Justiça cada vez mais inclusivos. E, justamente, no intuito de dar voz aos usuários, vamos promover em breve uma pesquisa de opinião sobre as funcionalidades do Processo Judicial Eletrônico, o PJe. Afinal, ouvir os usuários da Justiça é fundamental para melhorar as nossas entregas”, garante o coordenador.
 
Veja as ferramentas a seguir:
 
ClickJud-MT: desenvolvido internamente, o Web aplicativo do Poder Judiciário de Mato Grosso possui diversas funcionalidades voltadas tanto para a população, quanto para operadores do Direito. No ClickJud-MT é possível acessar e monitorar processos judiciais e ainda ser avisado quando houver qualquer movimentação processual, através do sistema Push; emitir guias de arrecadação, certidões negativas gratuitas e certidões de indisponibilidade do Pje; acompanhar andamento de pedido de adoção; cadastrar empresas no Pje; acessar serviços da Ouvidoria do TJMT; entre outros.
 
Para acessar o ClickJud-MT, é só entrar em clickjuapp.tjmt.jus.br pelo computador, tablet ou smarthphone.
 
Chatbot TejotaO Chatbot Tejota é um robô que permite à população acessar informações sobre os serviços prestados pela Justiça de Mato Grosso de maneira rápida e precisa, 24 horas por dia, 7 dias por semana. A tecnologia, que utiliza inteligência artificial, realiza um atendimento, através de um bate-papo, semelhante a um chat (conversa virtual), e é destinada a usuários internos e externos. O serviço é realizado de forma gratuita e virtual, mas ainda está em sua primeira fase de desenvolvimento e deverá ser aprimorado continuamente.
 
Para acessar o Chatbot Tejota, basta clicar no ícone azul à direita, que aparece no site do TJMT e iniciar a conversa. Também é possível interagir com o robô, buscando o usuário @Tejota_bot (https://t.me/Tejota_bot), no aplicativo de mensagens Telegram.
 
 
Sistema de Expedição de Certidões - Você sabia que é possível obter certidões negativas do Poder Judiciário de Mato Grosso gratuitamente pela internet? Esses documentos, imprescindíveis em diversas situações da vida cotidiana, como ao tomar posse em concurso público ou assumir um novo emprego, são solicitados para que o cidadão comprove que nada consta contra ele perante a Justiça estadual, seja para a defesa de um direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal.
 
Para acessar o Sistema de Expedições de Certidões, basta clicar no ícone “Certidões – Emissão e Autenticação de Certidão”, disponível no Portal do Judiciário Estadual (www.tjmt.jus.br). Além da emissão da certidão, o Sistema de Expedição de Certidões (SEC) possui também um item de segurança que permite confirmar a autenticidade da certidão, que abrange processos de todo o Estado. (SEC - Sistema de Expedição de Certidão (tjmt.jus.br))
 
Pedidos de Adoção - Já pensou em adotar? O pedido de habilitação dos pretendentes, que é o primeiro passo para iniciar um processo de adoção, pode ser feitos por um cadastro virtual, não sendo mais necessário se deslocar até às varas da Infância e Juventude. Após a realização do cadastro, os pretendentes podem acessá-lo pelo próprio smartphone, através do Web aplicativo ClickJud-Mt.
 
 
Para preencher o formulário, basta clicar no Banner “Cadastro de Pretendentes à Adoção”, que está na página principal do site do Tribunal de Justiça (www.tjmt.jus.br) ou clicar direto AQUI.
 
Informações sobre Comarcas - Quantas vezes você se viu perdendo horas em busca de uma informação, como telefone ou e-mail de uma comarca ou vara? Para facilitar a sua vida, saiba que no site da Corregedoria- Geral da Justiça do Estado de Mato Grosso há página chamada Mapa das Comarcas, que reúne informações, como histórico, telefone, endereço, horário de funcionamento, dados do município e classificação de todas as comarcas da Justiça de Mato Grosso.
 
Para acessar, clique aqui.
 
Conciliação e Mediação Virtual - Você sabia que na Justiça de Mato Grosso você pode resolver problemas como briga entre vizinhos, inadimplência, divórcio, pensão alimentícia, entre outros, de forma rápida, gratuita e virtual? Basta entrar em contato com um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) perto de você por telefone, whatsapp ou e-mail (clique aqui para encontrar).
 
O mediador entra em contato com a outra parte para aplicar uma das ferramentas de pacificação social disponível e tudo acontece de forma sigilosa e virtual. Bom, né?
 
 
Para acessar, clique aqui.
 
 
 
Mariana Vianna
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br