Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

24.02.2021 17:02

Mestrado acadêmico: aula magna será realizada nesta quinta-feira
Compartilhe
Tamanho do texto:
O desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF), Aluísio Gonsalves de Castro Mendes, que é professor titular de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ministra aula magna do mestrado acadêmico em Direito para a área de concentração “Pensamento Jurídico e Relações Sociais”, nesta quinta-feira (24), às 19h (horário de Mato Grosso).
 
O evento será transmitido pelo canal oficial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) no Youtube e abre a programação do mestrado acadêmico oferecido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso. A pós graduação, que tem como linha de pesquisa será “Teoria e Filosofia do Direito (com ênfase em sistemas de justiça e aspectos constitucionais e processuais)”, é realizada pela Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT), em parceria com a UERJ e a Faculdade Instituto de Pesquisa e Ensino (Faipe).
 
Aluísio Gonsalves de Castro Mendes é Pós-Doutor pela Universidade de Regensburg (Alemanha); Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Mestre em Direito – Johann Wolfgang Goethe – Universitat; E mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
 
O juiz do 3º Juizado Especial Cível de Cuiabá, Antônio Peleja Júnior, membro do corpo docente da Esmagis, destaca que o mestrado é uma oportunidade única dos magistrados do Judiciário de Mato Grosso ofertada pelo Tribunal e parceiros de se qualificarem com uma instituição tão gabaritada quanto a UERJ.
 
Peleja lembra que fazem parte do corpo docente da instituição grandes nomes do meio jurídico como os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux e Luís Roberto Barroso, e já passou o ícone do Processo Civil, José Carlos Barbosa Moreira, falecido em 2017.
 
A desembargadora Maria Erotides que deixa a diretoria da Esmagis no final de fevereiro ressalta que, a escola busca atender todas as demandas dos magistrados. Os temas dos cursos são escolhidos de acordo com a necessidade deles e após conversa com os desembargadores, especialmente com o Corregedor-Geral da Justiça.
 
Mestrado - A pós-graduação foi lançada em dezembro de 2020 com 22 vagas disponibilizadas para desembargadores e juízes mato-grossenses, uma vaga destinada ao Faipe e duas vagas de livre concorrência, sendo, totalizando, 25 vagas. Veja a lista de aprovados AQUI.
 
O curso terá início em março de 2021 e os discentes deverão defender a dissertação de mestrado até o mês de março de 2023. As aulas serão presenciais ou remotas, seguindo os critérios definidos pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação, em consonância com as regras gerais da UERJ e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br