Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

19.05.2021 08:15

Mês da adoção: Primavera do Leste prepara curso virtual para pretendentes a adoção
Compartilhe
Tamanho do texto:
Todos que possuem o desejo de adotar uma criança ou adolescente devem passar pela etapa obrigatória do curso de preparação para a adoção. Contudo, diante do atual cenário da pandemia da Covid-19, os cursos presenciais têm sido evitados pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, que, atento à nova realidade, realizará no dia 26 de maio um curso virtual preparatório com interessados da comarca de Primavera do Leste (a 321 km ao sul de Cuiabá).
 
O curso será promovido de forma semi-presencial e contará com transmissão online para os candidatos, a partir das 19 horas. Além da conclusão de processos de adoção da 1ª Vara Cível de Primavera do Leste, o evento também celebrará o mês da adoção por meio do desenvolvimento de atividades voltadas ao tema.
 
De acordo com a juíza titular da vara, Lidiane de Almeida Anastácio Pampado, a transmissão virtual viabilizará a participação de espectadores ligados às áreas da saúde, educação e advocacia sem que ocorra aglomeração de pessoas. "Realizando-se de forma presencial apenas para os 14 pretendentes à adoção, aos cinco agentes de infância e juventude, duas psicólogas que ministrarão o curso, além da magistrada que fará uso da palavra, tudo isso em observância às medidas sanitárias recomendadas pelos organismos de saúde", ponderou a magistrada.
 
Ainda conforme a juíza, o incentivo à realização de eventos desta natureza "é interessante porque visa reduzir o número de crianças e adolescentes acolhidos nas instituições do Estado de Mato Grosso, seja por meio do andamento dos processos em curso ou mesmo pelo incentivo à adoção", esclareceu por meio do Ofício 15/2021-GAB.
 
O objetivo principal da ação é seguir habilitando pretendentes à adoção, em conformidade com o art. 197-C §1º do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990 e suas alterações).
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br