Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

11.06.2021 10:58

Escola dos Servidores inicia novas capacitações a partir da próxima semana
Compartilhe
Tamanho do texto:
Na próxima semana, a Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso dará início a novos cursos, como forma de promover a capacitação contínua do público interno da instituição. A partir de segunda-feira (14 de junho) até o dia 25 de junho, a pedido do corregedor-geral da Justiça, desembargador José Zuquim Nogueira, será realizada “Capacitação e Aprimoramento aos Juízes Leigos”, com 40 horas/aula. As atividades serão realizadas via videoconferência, sempre no período matutino, de segunda a sexta-feira.
 
A abertura do curso será feita pelo desembargador José Zuquim Nogueira, pelo juiz auxiliar da Corregedoria Emerson Luís Pereira Cajango e pela servidora Karine Márcia Lozich Dias, do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje).
 
Dentre os temas do conteúdo programático estão: Juizados Especiais – Noções Gerais e interferências na Gestão do Juizado (Taxa de Congestionamento e Metas CNJ e Produtividade dos Juízes Leigos nos Termos da Lei Complementar 270/2007, 513/2013 e Provimento 29/2014); Técnicas de Conciliação; Direito administrativo e constitucional aplicado aos Juizados Especiais; Código de Ética de Juízes Leigos (Anexo II da Resolução nº 174 de 2013); Jurisprudência das Turmas Recursais, Turmas de Uniformização e Tribunais Superiores; Direito Penal aplicado aos Juizados Especiais; Técnicas de condução de audiências nos Juizados Especiais – Criminal; audiências do Juizado Especial Criminal e Debate e Estudo Dirigido sobre relatórios de observação de audiências; Direito do Consumidor e Direito Civil aplicado aos Juizados Especiais; Técnicas de condução de audiências nos Juizados Especiais Cíveis; Juizado Especial da Fazenda Pública; entre outros.
  
Libras – No período de 21 de junho a 7 de julho será realizada capacitação em Língua Brasileira de Sinais – nível básico, também por videoconferência, no período matutino (40 horas/aula). O curso atende solicitação feita pela presidente da Comissão de Acessibilidade do Tribunal de Justiça, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho. As inscrições já se encontram encerradas.
 
A instrutora será a servidora Juliana Santos Taques, que ministrará o curso sempre das 8h às 11h, via plataforma Microsoft Teams. É importante ressaltar que os participantes deverão manter a câmera ligada durante todo o curso.
 
Constam no conteúdo programático os seguintes temas: O que é Libras – introdução à teoria da Língua Brasileira de Sinais; Conceitos básicos sobre a Surdez; Identidade Surda; Legislação específica; Adjetivos; Advérbios; Alfabeto manual e datilologia; Alimentos; Corpo Humano; Cores; Cumprimentos – saudações cotidianas; Dias da semana, meses; Família; Identificação Pessoal; Localização; Meios de Transporte; Números; Objetos; Pronomes e Verbos.
  
Gestores – Já no fim do mês, entre os dias 28 de junho e 1º de julho, será realizado o Programa de Desenvolvimento de Gestores – Fundação Dom Cabral (Turma 1 e 2). A iniciativa será ofertada por videoconferência na plataforma Microsoft Teams.
 
A primeira turma participará do Fórum de Compartilhamento de Ideias nos dias 28 e 29 de junho, das 8h às 12h, e a segunda turma nos dias 30 de junho e 1º de julho, no mesmo horário.  
 
Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br