Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

14.06.2021 10:26

Juízes Leigos participam de Capacitação
Compartilhe
Tamanho do texto:
Começou na manhã desta segunda-feira (14/6) e vai até o próximo dia 25 de Junho a Capacitação dos Juízes Leigos de Mato Grosso. Com 40 horas/aula o objetivo é compartilhar e atualizar conhecimentos relacionados aos Juizados Especiais do Estado em busca de oferecer melhores serviços à sociedade. O Estado tem pouco mais de 100 juízes leigos que reforçam os trabalhos dos magistrados, produzindo em média quase 8.500 minutas de sentenças por mês.
 
O evento foi aberto pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador José Zuquim Nogueira. “Sou um apaixonado pelos Juizados Especiais. Quero ser companheiro, parceiro de todos vocês. A Corregedoria estará de portas abertas para lhes atender. Vocês revolucionaram o Judiciário e nossa vontade é muito grande de contribuir para que isso se mantenha. Os senhores e senhoras terão a oportunidade de se aprimorarem na busca por ofertar melhores serviços. No caso, melhores minutas de sentenças e acordos. Ressalto que este é o principal produto do Poder Judiciário, ou seja, é uma grande responsabilidade que paira sobre vossos ombros, contudo, confiamos em vocês e queremos lhes fornecer as melhores ferramentas para a melhor confecção deste nosso produto”.
 
O corregedor agradeceu a parceria e empenho de todos. “Por esta oportunidade agradecemos à Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas, à Escola dos Servidores, aos magistrados que se disponibilizaram para as aulas, ao Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje), aos servidores que nos darão apoio, ao coordenador da Corregedoria, Flávio de Paiva Pinto, mas principalmente a vocês que demonstram interesse nesta importante atividade para a Justiça”, concluiu o corregedor.
 
O evento totalmente virtual segue premissas da Resolução nº 174 do CNJ que prevê noções gerais; Direito do Consumidor, Civil, Penal, Administrativo e/ou Constitucional, aplicados nos Juizados Especiais. Ética, Jurisprudência, Técnicas de Conciliação e ainda a parte prática com audiências dos Juizados Especiais e a participação em Debates e Estudos Dirigidos. As aulas serão ministradas pelos juízes: Emerson Luis Pereira Cajango; Cristiane Padim; Antônio Veloso Peleja Júnior; Amini Haddad Campos; Viviane Brito Rebello Isernhagen e Gabriela Knaul.
 
“Agradeço a todos que nos possibilitaram a realização deste curso. Desejamos boas vindas. O Daje está à disposição de todos. Quero alertá-los que temos as normativas, ali tem todos os Direitos, Deveres e as instruções necessárias. No curso vocês verão um pouco do PJe, entre outros assuntos. Agradeço a todos por esta disponibilidade”, disse a diretora do Daje, Karine Lozich Dias.
 
“O objetivo aqui é o encontro e a capacitação, que vocês possam sair daqui com mais conhecimento. Que consigam produzir mais. O usuário bateu a nossa porta e precisamos responder. Vamos juntos fazer o Judiciário melhor”, explanou o coordenador da Corregedoria, Flávio de Paiva Pinto.
 
“Precisamos estabelecer um contato pedagógico. Vou utilizar com vocês o método expositivo. Teremos também uma apostila e todo material ficará à disposição de vocês. Se quiserem fazer perguntas também estaremos disponíveis. O home office nos traz uma série de desafios, mas vamos superar todos”, considerou o juiz auxiliar da CGJ. Emerson Luis Pereira Cajango, que em seguida iniciou a aula teórica.
 
Ouça AQUI esta informação na Rádio Agência Estação TJ.
 
Ranniery Queiroz
Assessor de imprensa CGJ/TJMT