Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

05.07.2021 16:02

Candidatos são arguidos no terceiro dia da prova oral do Concurso da Magistratura de Mato Grosso
Compartilhe
Tamanho do texto:
Dezessete candidatos ao cargo de juiz substituto do Tribunal de Justiça de Mato Grosso participaram nesta segunda-feira (5 de julho) da prova oral do Concurso Público de Provas e Títulos para o Ingresso na Magistratura do Estado. Neste terceiro dia de arguições, dos 20 candidatos sorteados, três estiveram ausentes. Para esta quarta fase foram 228 candidatos classificados. As avaliações foram feitas pela Comissão Especial Examinadora responsável pelo certame estadual.
 
A conclusão do concurso é uma das metas da gestão para o biênio 2021/2022, presidida pela desembargadora Maria Helena Póvoas, que definiu como uma das prioridades de sua Administração o Primeiro Grau de Jurisdição, onde os juízes vão reforçar o quadro de magistrados nas comarcas do interior para aprimorar o atendimento das demandas da população.
 
Antes do início das avaliações foi realizado o sorteio para a ordem de arguição dos candidatos. Em seguida o advogado Ulisses Rabaneda dos Santos, membro da Comissão Especial Examinadora, fez a leitura do nome dos candidatos, pela ordem de sorteio.
 
Thiago Marcelo Francisco dos Santos, natural do Rio de Janeiro, é promotor de Justiça de Mato Grosso na Comarca de Comodoro (a 644 km a oeste de Cuiabá). Para ele o concurso está sendo uma experiência nova e chegar à quarta fase, segundo disse, é muito satisfatório.
 
“O concurso da magistratura iniciou antes [do concurso] da promotoria. Estou muito grato, é uma honra integrar o quadro do Ministério Público, mas é um sonho ingressar na magistratura, por isso resolvi prosseguir neste concurso”, conta.
 
Para Thiago dos Santos, o sistema de cotas assegurado no concurso de do Tribunal de Justiça Mato Grosso “é um instrumento de política pública muito importante que visa à democracia das pessoas, pois existem aquelas muito qualificadas e dá o amplo acesso ao concurso a todos. Vim da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, área de periferia, e consegui chegar aqui por conta das cotas também”, afirma.
 
O servidor do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Leopoldo Germano Rodrigues foi o oitavo candidato arguido. Ele destaca a organização do concurso público mato-grossense e falou da expectativa quanto ao certame.
 
“É uma satisfação muito grande estar aqui em Mato Grosso, que tem um povo acolhedor. A expectativa e ansiedade são grandes para que tudo possa correr bem para que em breve possa compor o quadro do tribunal. Desde a primeira fase do concurso o processo foi muito organizado e agora na pandemia a prova oral está sendo feita com todos os protocolos sanitários. O Judiciário de Mato Grosso está mostrando como seguir a vida nesse novo normal diante dessas questões sanitárias e está dando show nessa organização [do concurso]”, comenta.
 
Sorteio - Os pontos do conteúdo programático para arguição de cada candidato foi atribuído aos participantes mediante sorteio realizado no domingo (4/06), conduzido pelo desembargador Guiomar Teodoro Borges, membro da Comissão Especial Examinadora. Na oportunidade foram sorteados os números correspondentes às matérias vinculadas ao referido ponto, para as respostas dos candidatos durante a prova oral. Uma das candidatas habilitadas acompanhou o sorteio, que foi transmitido pelo canal oficial do TJMT no Youtube. Os sorteios dos pontos ocorrem sempre 24 horas antes da data da prova oral.
 
Cronograma – A ordem de arguição dos 228 candidatos foi decidida no dia 14 de junho, por meio de sorteio. Na próxima sexta-feira (9 de julho) ocorrerá o quarto dia da avaliação oral, às 9h. Em razão da pandemia da Covid-19 não é permitida a presença de público para assistir a prova oral. Contudo, a arguição será transmitida pelo canal oficial do TJMT no Youtube (confira AQUI).
 
No dia 19 de agosto de 2021 será divulgado o resultado da prova oral. A avaliação dos candidatos inscritos nas vagas reservadas aos candidatos negros, que se autodeclararam pretos ou pardos ocorrerá no dia 30 de agosto. Nos dias 2 e 3 de setembro será o prazo para recurso quanto ao resultado da avaliação/autodeclarações.
 
Medidas de prevenção - Em decorrência da pandemia do coronavirus são obrigatórios o uso correto e permanente de máscara facial pelo candidato, higienização adequada das mãos, uso de álcool 70%, evitar cumprimentos com aperto de mãos ou beijos, distanciamento social de no mínimo 1,5 metro, proibição de aglomeração e se possível evitar uso de adornos como brincos e pulseiras.
 
Informações - Todos os atos normativos sobre o concurso estão disponíveis nos editais N. 01/2021/CMAG e Anexos I e II; N. 02/2021/CMAG e Anexos e N. 03/2021/CMAG, publicados no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), edição nº 10996, do dia 10 de junho de 2021 (leia AQUI)
 
Assista AQUI o sorteio de pontos 
 
Confira AQUI como foi o terceiro dia de arguições 
 
Leia matérias relacionadas:
 
TJMT realiza segundo dia de prova oral do Concurso Público da Magistratura
 
Prioridade para o 1º grau: TJ inicia a 4ª etapa de concurso da magistratura com prova oral
 
Concurso da Magistratura: definidos grupos de candidatos e datas da Prova Oral
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br