Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

30.07.2021 10:29

Justiça 4.0 é tema de talk show na internet
Compartilhe
Tamanho do texto:
O “Programa Justiça 4.0 - Inovação e Efetividade na Realização da Justiça Para Todos” será tema de um talk show que acontecerá na próxima segunda-feira, (2 de agosto). O programa será realizado pela analista do Poder Judiciário de Mato Grosso, Paula de Sá, em suas redes sociais. Paula está lotada na comarca de Sinop (a 500 km ao norte de Cuiabá).
 
Com o nome “Jurisdição Digital” a live irá tratar de temas como os Núcleos de Justiça 4.0, Juízo 100% Digital e o Balcão Virtual, entre outros, e contará com a participação especial do servidor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e professor de Processo Eletrônico, Tiago Melo.
 
Desde maio, Paula, que é gestora da Vara Especializada de Família e Sucessões da Comarca de Sinop, tem realizado uma série de lives e talk shows com o objetivo de esclarecer dúvidas e mostrar as vantagens do Processo Judicial Eletrônico-PJe. A ideia de levar orientações ao público em geral sobre o PJe nasceu da necessidade de ajudar os usuários a utilizar a ferramenta.
 
“Em todas as varas onde atuei como gestora sempre passei muito tempo, até horas, atendendo telefonemas de advogados, servidores do MP, oficiais de Justiça, entre outros usuários do sistema, todos pedindo orientações sobre como usar o PJe. Muitas dúvidas e até pessoas com medo de usar o sistema. Daí veio a ideia de ampliar esse trabalho e levar as orientações para mais e mais pessoas”, conta Paula.
 
Paula aponta que o PJe não é uma ferramenta difícil de usar, o maior problema é o medo que os usuários têm de novas tecnologias e um novo modo de trabalhar. “Alguns dizem que têm medo de perder informações, outros até de perderem todo o processo, mas depois que passam a usar, percebem como o sistema é totalmente seguro”, explica Paula.
 
A iniciativa de falar sobre uma área tão técnica da Justiça, em plataformas populares como Instagram e Facebook, foi um sucesso. Deu tão certo que em apenas três meses Paula mais do que dobrou o número de seguidores no Instagram, saltando de dois mil para quase cinco mil seguidores.
 
Justiça 4.0 - A “conversa” sobre a Justiça 4.0 encerra a série de 12 talk shows que Paula tem promovido para falar sobre PJe e temas relacionados. “O tema é essencial, porque a Justiça 4.0 é um futuro muito próximo de nós. Vem para trazer muito mais agilidade na tramitação processual e comodidade para todos, principalmente para o cidadão”, aponta Paula.
 
A criação e regulamentação dos Núcleos de Justiça 4.0 e a regulamentação do Juízo 100% Digital foram aprovadas por unanimidade pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso no último dia 22 de julho. O novo formato de prestação de serviços do Judiciário vai garantir maior celeridade e eficiência na tramitação dos processos.
 
Na Justiça 4.0 o cidadão terá a escolha do acesso remoto aos serviços da Justiça com todos os atos processuais realizados por meios digitais. Todos os processos da Justiça 4.0 tramitam pelo Juízo 100% Digital. A escolha pelo Juízo 100% Digital é facultativa e deverá ser exercida pela parte.
 
Todos os atos e movimentações processuais, como citações, intimações e audiências, além dos atos extraprocessuais, são realizados de forma virtual e remota, utilizando internet, para o atendimento das partes e advogados (as), sem que haja necessidade da presença física.
 
Conforme a proposição aprovada pelo Órgão Especial, o Juízo 100% Digital será ampliado para mais 89 unidades judiciárias do Primeiro Grau de Jurisdição nas comarcas de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Sorriso, Tangará da Serra e Mirassol D’Oeste incorporando as melhorias identificadas ao longo da execução do projeto piloto.
 
Em Mato Grosso o Judiciário vem trabalhando nas ações previstas no Programa Justiça 4.0 como o Balcão Virtual, em funcionamento em 100% das comarcas; o Juízo 100% Digital; e o PJe, que já está implantado em todas as unidades judiciárias do Estado.
 
Talk Show – O Talk Show sobre a Justiça 4.0 pode ser visto nas redes sociais da analista Paula de Sá:
 
Instagram: @paula.pjedeaaz
Facebook: paulasa.pjedeaaz
Youtube: Paula de Sá - PJE de A a Z
 
O Talk Show será na segunda-feira, dia 02 de agosto, as 20h27 (Horário de Brasília).
 
Leia matérias correlatas:
 
TJMT aprova criação de Núcleos de Justiça 4.0 e ampliação do Juízo 100% Digital
 
Balcão Virtual: Serviço está disponível em 100% das comarcas de Mato Grosso
 
Poder Judiciário de MT avança na implantação da Justiça 4.0
 
Juízo 100% Digital: magistrado sentencia processo menos de dois meses após a distribuição
 
Ângela Jordao
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br