Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

02.09.2021 13:52

Ouvidoria da Mulher do Judiciário garante atendimento efetivo à vítima de violência doméstica
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Ouvidoria da Mulher do Poder Judiciário de Mato Grosso, canal direto para atendimento das vítimas de violência doméstica e familiar, realizou o atendimento de uma demanda em um dia e garantiu a efetividade na prestação do serviço. A facilidade de acesso permite, de forma virtual, fazer denúncias, reclamações, sugestões e obter informações sobre processos em andamento na Justiça relativos à violência doméstica e familiar.
 
A demanda em questão se refere a uma agressão a uma senhora de mais de 80 anos cometida pela nora em razão de disputa patrimonial de herança no interior do Estado. A manifestação foi registrada no sábado (28/8/2021) e nesta segunda-feira 30/08 foi recebida pela Ouvidoria da Mulher, que realizou as diligências necessárias para prolação da decisão e expedição do mandado para cumprimento da medida protetiva, efetivando o atendimento da demanda de forma imediata.
 
“Esse é um trabalho efetivo de que a mulher tem o amparo do Tribunal de Justiça. Essa era uma questão de urgência e o canal que entendi que seria o mais rápido seria a Ouvidoria da Mulher. Ficamos felizes pela eficiência desse canal, pois qualquer atividade que se faça a eficiência é muito importante”, afirma a advogada da parte autora, Emilia Peres Giroldo.
 
De acordo com a advogada, a agilidade no atendimento da demanda fez toda a diferença, já que se trata de uma senhora de mais de 80 anos em estado de vulnerabilidade. Ela destaca também a importância da denúncia especialmente em casos como os da sua cliente. “Quando temos um meio de comunicação rápido e eficiente como é a Ouvidoria da Mulher a população só tem a ganhar e é um meio importante para que outras vítimas denunciem agressões. Esse canal de atendimento nos traz uma segurança na reclamação e foi assim que me senti: segura e bem assistida pelo Judiciário”, completa Emilia Peres Giroldo.
 
Serviço - Qualquer mulher, independente de vínculo com o Judiciário, pode utilizar este canal de atendimento.
 
As denúncias no caso de violência doméstica e familiar podem (e devem) ser feitas por qualquer pessoa.
 
As manifestações são realizadas na página da Ouvidoria, localizada no portal do TJMT (clique AQUI) mediante preenchimento de formulário eletrônico. 
 
O acesso pode ser feito também pelo aplicativo Clickjud (confira AQUI) ou pelo e-mail: ouvidoria@tjmt.jus.br 
 
Quebre o Ciclo - O Tribunal de Justiça de Mato Grosso, sob a presidência da desembargadora Maria Helena Póvoas, lançou em março deste ano a campanha permanente ‘A vida recomeça quando a violência termina: quebre o ciclo’, para enfrentamento da violência doméstica contra a mulher com a ajuda de diversos órgãos e instituições parceiras. O objetivo é difundir mensagens como a importância da denúncia para romper o ciclo da violência contra a mulher. O fortalecimento de ações como esta, voltada à violência contra a mulher, é uma das seis diretrizes da atual gestão do Poder Judiciário estadual (biênio 2021/2022).
 
Clique AQUI para acessar o hotsite da campanha. 
 
Leia matérias relacionadas:
 
Ouvidoria da Mulher: Primeiras-damas destacam importância de canal de atendimento
 
 
Ouvidoria da Mulher do TJMT é canal direto com vítimas de violência doméstica
 
 
Quebre o Ciclo: Pantanal Shopping adere à campanha contra violência doméstica
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br