Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

27.04.2022 14:20

Justiça Restaurativa reúne facilitadores que atenderão reeducandos de Pontes e Lacerda
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur) do Tribunal de Justiça realizou a última reunião de alinhamento para o início da primeira das quatro etapas de Círculos de Paz, de forma virtual, com 127 reeducandos do Centro de Detenção Provisória da Comarca de Pontes e Lacerda (448 Km a oeste da Capital).
 
Na reunião on-line, com os facilitadores de todo o Estado que vão atuar nesse atendimento, a psicóloga Roseli Barreto Coelho, instrutora e facilitadora do Círculo de Paz credenciada junto ao Nugjur, fez destaque para os temas selecionados que vão ser aplicados na primeira etapa das sessões com os reeducandos. Eles foram divididos em 19 grupos, sendo que cada grupo é dirigido por dois facilitadores, chamados de circuleiros.
 
Os círculos de paz estão sendo desenvolvidos no Centro de Detenção de Pontes e Lacerda desde o ano passado a pedido da juíza da 3ª Vara Criminal, Luciene Kelly Marciano Roos. “Começamos com 56 reeducandos, e agora, para nossa surpresa, vamos ter um aumento expressivo de participantes. Isso é fantástico, porque não fizemos divulgação e a procura foi feita pelo próprio reeducando”, frisou a juíza-corregedora de Execução Penal da comarca.
 
A magistrada contou que, atualmente, existem 250 reeducandos em Pontes e Lacerda, e essa quantidade significativa de participantes para essa nova etapa de círculos de paz é o resultado dos depoimentos daqueles que vivenciaram as sessões em 2021. “Eles contaram para os colegas do Centro de Detenção como foram as sessões. E estamos felizes com essa situação, porque temos a certeza que os facilitadores despertaram humanidade nesses reeducandos”, assinalou Luciene Roos.
 
Para Roseli Barreto, os círculos de paz proporcionam momentos de reflexão e cada participante tem a oportunidade de visitar a própria história. “Os facilitadores fazem uma jornada de restauração, de vida com essas pessoas que estão privadas de liberdade para que possam ser transformadas”, acentuou Roseli.
 
A primeira etapa dos quatro círculos com cada um dos 19 grupos será iniciada na segunda-feira (02 de maio) e a conclusão desse atendimento está marcada para julho deste ano. A reunião com os facilitadores organizada pelo Nugjur contou ainda com a participação do juiz da 1ª Vara da Comarca de Chapada dos Guimarães, Leonísio Salles de Abreu Júnior.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
ParaTodosVerem – Descrição da Imagem. Print da tela da reunião. A tela está dividida em quatro quadrantes com uma pessoa em cada.

 
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br