Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

17.05.2022 11:36

Nova Versão do PJe traz várias melhorias e funcionalidades para usuários do sistema
Compartilhe
Tamanho do texto:
A versão 2.2 do Processo Judicial Eletrônico (PJe), atualizada neste fim de semana pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, traz várias funcionalidades e melhorias para o aperfeiçoamento do desempenho dos usuários e usuárias. O avanço da versão 2.1.8.1 para a nova versão facilitará o trabalho do público interno e externo que utilizam a ferramenta diariamente. O TJMT é o primeiro tribunal no país a atualizar a versão 2.2 do PJe.
 
São nove novas funcionalidades, 46 melhorias, 83 correções e três outras alterações que englobam o Primeiro e Segundo Grau de jurisdição.
Dentre as melhorias está o painel de usuário dos advogados (as)/representante processual, que agora concentra em sua página inicial as opções mais utilizadas no sistema, facilitando o acesso à plataforma.
 
Mais melhorias:
Novo editor de texto: ferramenta com recursos de editoração mais adequado às necessidades dos usuários dos tribunais que atuam na elaboração de atos processuais. As minutas produzidas serão armazenadas em formato “.doc (não HTML) em repositório próprio do serviço. O conteúdo das minutas será convertido para o formato PDF para posterior assinatura e juntada dos documentos aos processos.
 
Etiquetas visíveis aos usuários externos: Na versão atual, etiquetas é uma rotina interna, isto é, presente e visível apenas aos servidores de um mesmo órgão julgador. A nova versão traz a possibilidade de incluir nos processos etiquetas que serão visíveis aos usuários externos ao órgão julgador do processo.
 
Novos meios de juntada de documentos: na versão passada, para cada juntada era necessário o preenchimento web, e depois o anexo. Agora isso não é mais necessário. O usuário do PJe poderá juntar anexos sem a utilização do editor de texto do PJe.
 
Alteração do nome no processo: essa funcionalidade permite que o processo tenha um nome diferente do que está registrado no CPF. Útil para os casos em que a pessoa tenha alteração de nome. O campo “Outros nomes” já existe na versão atual. Entretanto, não tinha uso no PJe. A partir da versão 2.2 será possível informar no processo um nome diferente do registrado no CPF.
 
Nova forma de juntar documentos para usuários externos: na versão atual os usuários do PJe apenas acessam os autos processuais ou o menu peticionar e juntam um documento. Na versão 2.2 será necessário informar polo ativo, passivo ou se a pessoa que está juntando uma petição não representa nenhum dos polos.
 
Aba associados nos autos do processo ficou mais organizada: na versão atual os processos em apenso ficam todos juntos e não há como pesquisar qualquer deles. A versão nova traz os processos separados por tipo de apenso e também um campo para pesquisa.
 
Impressão em lote de documentos: nova funcionalidade para impressão em lote de quaisquer documentos do processo pela secretaria, gabinete, CEJUSC, etc.
Documentos do tipo KML (coordenada geográfica): para as ações de competência do meio ambiente, por exemplo a classe 293, será exigido no processo um documento com a extensão KML. Essa extensão é usada para exibir dados geográficos em navegador, como o Google Earth ou o Google Maps.
 
Novas funcionalidades:
Requisitórios/RPV Precatórios: foi construído um novo menu requisitórios e com ele uma lista de submenus para controle de precatórios (assuntos, alerta e data de bloqueio, base de cálculo, disponibilizar campos, liberar impressão, motivo NM, requisitórios reincluídos, salário mínimo, simular valor a compensar e suspender envio). Este menu poderá ser utilizado na configuração de tarefas via construção de fluxo.
 
Controle de exibição dos tipos de documentos na aba de juntada de documentos (autos processuais): na versão 2.1.8.1 o controle de liberação dos tipos de documentos era possível apenas por vinculação a papeis específicos. Agora, o controle será também pelo próprio tipo do documento.
 
Integração do PJe ao marketplace: o marketplace, por enquanto, está liberado apenas ao perfil magistrado. Pense nessa rotina como um organizador de sistemas. Será possível ao gabinete e à secretaria o acesso a diversos sistemas que compõem ou que se integram ao PJe. O Marketplace está liberado em dois pontos. No painel do usuário, onde apresentará uma lista de sistemas que o perfil poderá acessar; e também está nos autos do processo, no menu de três barras, e neste estará vinculado às ações para o processo que estiver aberto.
 
Leia no link abaixo matéria relacionada:
TJMT conclui antecipadamente atualização do PJe e é o primeiro no país a utilizar versão 2.2
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br