
Poder Judiciário de Mato Grosso
Notícias
31.05.2022 18:05
Justiça Comunitária entrega documento a irmãos que vivem em situação de vulnerabilidade
A caçula da família, Nair Amaro, então com 40 anos, buscou a agente de justiça e cidadania Nilza Campos, que atua na região, relatando que dois dos seus irmãos não possuíam sequer a certidão de nascimento e os demais não conseguiram fazer o Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Trabalho. Todos eles são analfabetos e sem renda fixa, sobrevivem da venda de matérias recicláveis que coletam no lixão da Capital e da ajuda de terceiros.

A Justiça Comunitária precisou levar os irmãos ao cartório, procurar por testemunhas e agora com a certidão em mãos dará continuidade aos pedidos de outros documentos e inscrição e, programas governamentais e até mesmo aposentadoria. “Sem os documentos eles não conseguiam requerer os benefícios sociais os quase têm direito”, comentou Nilza Campos.
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: Imagem 1 – Foto retangular colorida. Ambiente externo da moradia da família, em meio a árvores aparece um barracão feito de restos de madeira. Na frente do barracão há entulhos. Há uma mulher sentada em uma rede amarrada nos galhos de uma das árvores e outra caminhando. Imagem 2 – Foto retangular colorida. Quatro irmãos e a agente de justiça e cidadania possam para foto em frente à moradia da família. Os irmãos mostram as certidões de nascimento.
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br