Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

06.02.2023 16:29

Aulas do estágio judicial promovido pela Escola Superior da Magistratura terão início na sexta
Compartilhe
Tamanho do texto:
Na próxima sexta-feira (10 de fevereiro), os estagiários inscritos no “Programa de Estágio Judicial para Acadêmicos de Direito no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso” , promovido pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), participarão da primeira aula de capacitação do ano.
 
 
Ao todo, 65 estagiários inscritos na Comarca de Cuiabá e 42 em Várzea Grande participarão de encontros que serão promovidos às sextas-feiras com aulas ministradas por magistrados, na sede da própria comarca onde atuam.
 
 
Os temas deste primeiro módulo são: organização judiciária de Primeiro Grau, Diretoria do Foro, Juízo de Direito e juizados especiais, definições mínimas sobre foro, comarca, juízo e juizado, além de informações práticas de conhecimento necessário ao estágio. Esse módulo ocorrerá nos dias 10/02, 17/02, 24/02 e 03/03. As capacitações, nas duas comarcas, serão ofertadas das 13h às 17h.
 
 
Dentre os objetivos desse programa de estágio está a necessidade de melhor qualificar os estagiários para o auxílio às unidades judiciárias e à magistratura de Primeiro Grau, assim como propiciar aos acadêmicos o preparo no desenvolvimento de suas habilidades, com a aplicação dos conhecimentos teóricos à prática judicante, numa interação interdisciplinar.
 
 
Em Cuiabá, a juíza Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva é a coordenadora das atividades pedagógicas inerentes ao estágio judicial, e, em Várzea Grande, o responsável pela coordenação do estágio judicial da Esmagis é o juiz Luis Otávio Pereira Marques.
 
 
As aulas prosseguem ao longo dos meses de março, abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro e novembro. Dentre os diversos assuntos a serem abordados estão: petição inicial, análise de requisitos básicos, hipóteses de rejeição, sistemas eletrônicos utilizados pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, jurisdição e competência, processo e procedimento cível e criminal, técnicas básicas de despachos e decisões interlocutórias cíveis e criminais, técnicas básicas de sentenças cíveis e criminais, entre outros.
 
 
Confira neste link os estagiários inscritos em Cuiabá.
 
 
Clique neste link para acessar a lista de participantes de Várzea Grande.
 
 
Leia mais nos liks abaixo:
 
Poder Judiciário vai capacitar estagiários para atuarem nos gabinetes dos magistrados
 
 
 
Projeto-piloto de estágio em gabinetes supera expectativas e oportuniza crescimento a estudantes
 
 
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)