Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

11.11.2022 14:17

Poder Judiciário vai capacitar estagiários para atuarem nos gabinetes dos magistrados
Compartilhe
Tamanho do texto:
Estagiários do Poder Judiciário de Mato Grosso nas comarcas de Cuiabá e de Várzea Grande terão a oportunidade de aprender com juízes e serem orientados por eles diretamente. Está aberta a seleção para o Programa Estágio Judicial e podem participar apenas os estagiários que já foram aprovados no seletivo realizado Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
 
Diretor do Fórum de Cuiabá, o juiz Lídio Modesto conta que 16 magistrados vão orientar os alunos que forem aprovados na seleção. Eles receberão um curso ao longo de um ano, com aulas semanais e irão atuar diretamente com juízes que serão orientadores do processo de aprendizagem dentro dos Gabinetes e em aula.
 
Na última quinta-feira (10), Lídio Modesto reuniu os mais de 330 estagiários e apresentou o Programa, convidando a todos para participarem do seletivo. A proposta do estágio judicial foi do desembargador Marcos Machado, diretor-geral da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis/MT), instituição responsável pelo Programa.
 
“A proposta é melhorar o desempenho dos estagiários e oferecer oportunidades de um futuro na área. Pois não basta terem a ideia de como trabalhar dentro do Judiciário, vamos ensinar esses jovens como lidar com os processos. Temos um time forte de magistrados que vão trazer conceitos práticos para que o estagiário abra um processo e saiba o que fazer, a ideia é que eles aprendam a prática judiciária mesmo”, destacou o magistrado.
 
Milena Lobo, 9º semestre de Direito, não esconde a empolgação em participar do projeto e aponta muitas vantagens. “Fui uma das primeiras a me inscrever e a minha expectativa é aprender com os magistrados tudo que eles puderem me ofertar, tudo que puder aproveitar desse programa que está sendo oferecido, eu quero aprender”.
 
A prova está marcada para 18 de novembro e as inscrições podem ser realizadas por meio de um link, enviado por e-mail junto do edital. Airton Lucas Almeida do Prado, no 8º semestre de Direito, também pretende participar.
 
“Para nós, alunos, é importante termos esse contato com os juízes que experientes. Esse programa eu considero muito importante e trará mais aprendizado para que o aluno não fique tão perdido quando for para a vida profissional”.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Imagem 1: Foto colorida onde aparece o juiz Lídio Modesto falando à frente dos mais de 330 estagiários. Ele está de pé e segura um microfone. 2: Foto colorida da estagiária Milena. Na imagem, ela aparece segurando um microfone e sorri enquanto fala em entrevista. Imagem 3: Foto colorida do estagiário Airton. Na imagem, ele aprece do busto para cima e está falando em entrevista.
 
Andhressa Barboza
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br