Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

10.04.2018 17:25

Ribeirinho Cidadão encerra etapa fluvial
Compartilhe
Tamanho do texto:
Chegou ao fim nesse sábado (7 de março), em Barão de Melgaço (113 km ao sul de Cuiabá), a etapa fluvial da 11ª edição do Ribeirinho Cidadão. O projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso e parceiros contabilizou, em balanço preliminar, aproximadamente 5.000 atendimentos aos moradores da região e do município de Santo Antônio de Leverger (34 km ao sul da Capital).
 
No último dia da etapa foi a vez da comunidade de Cuiabá Mirim, em Barão de Melgaço, receber os atendimentos médicos, odontológicos, exames oftalmológicos e a distribuição de medicamentos e alimentos. O barco da prefeitura e o navio da Marinha do Brasil levaram à população isolada pela cheia do Rio Cuiabá mais cidadania.
 
A dona de casa e moradora da comunidade há um ano, Roberta Sancho, buscou atendimento para o seu filho recém-nascido, Pedro Miguel, de apenas 14 dias, que estava com uma irritação na pele. A mãe do bebê chegou bem cedo ao posto instalado à beira do rio, conseguiu uma consulta com os médicos do projeto e saiu feliz, já com os medicamentos receitados. “O sol estava muito quente para ele, mas era melhor enfrentar o calor do que ficar com essa irritação. Ainda bem que existe essa ação, senão só indo para Barão [de Melgaço]. E com um neném de 14 dias fica muito difícil.”
 
Enquanto isso, na base montada na orla do município, uma ocorrência de emergência chamou a atenção de todos envolvidos no projeto. A idosa, moradora do bairro Vila Recreio, Maria Joana da Silva, estava muito debilitada, não possuindo condições para ir ao atendimento e então foi resgatada em sua casa por uma ambulância, para ser atendida. Ao chegar ao Ribeirinho Cidadão e ser constatada a sua condição, a idosa foi encaminhada para ser internada no Pronto Socorro de Cuiabá.
 
Na solenidade de encerramento da etapa fluvial, o coordenador do Ribeirinho Cidadão, do PJMT, juiz Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, agradeceu o empenho dos participantes e envolvidos no projeto e destacou que, mesmo frente às adversidades, todos se dedicaram ao máximo, fazendo sempre o seu melhor. “É com muita alegria e de forma efusiva que agradeço a vocês. Cada um construiu um tijolinho nesse projeto chamado Ribeirinho Cidadão. Sozinhos até podemos fazer algo, mas juntos podemos fazer grandes coisas.”
 
O ato solene contou com a presença do superintendente operacional da Defesa Civil, major Ferreira; do Comandante do navio hospitalar da Marinha do Brasil, Thiago Guimarães e do prefeito de Barão de Melgaço, Elvio Queiroz.
 
E para encerrar a etapa em Barão de Melgaço, foi realizado um casamento comunitário no Centro de Tradição Pantaneira Nana Maciel, com 12 casais ribeirinhos da região. A comemoração contou com buquês para as noivas, decoração, pajem, daminha de honra e a presença da cantora e agente comunitária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Nilza Amaral, que ao som de ‘Aleluia’ agraciou a entrada dos noivos.
 
Alguns sérios e compenetrados, outros sorridentes e eufóricos, cada casal, da sua forma, deixava claro a felicidade de viver um dos momentos mais importantes de suas vidas. E a cada ‘sim’, a emoção foi tomando conta dos familiares e padrinhos presentes nesse lindo e marcante momento, que fechou com chave de ouro a etapa fluvial do Ribeirinho Cidadão em 2018.
 
Leia outras matérias sobre o projeto
 
Projeto leva cidadania a comunidades ribeirinhas
 
Ribeirinho atende comunidade do Estirão Comprido
 
Barão recebe etapa fluvial do Ribeirinho Cidadão 
 
Marco Cappelletti/ Fotos: Tony Ribeiro (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409