Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

05.04.2018 09:07

Barão recebe etapa fluvial do Ribeirinho Cidadão
Compartilhe
Tamanho do texto:
Chegou a Barão de Melgaço (113 km ao sul de Cuiabá), na tarde dessa quarta-feira (4 de abril), a 11ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão, do Poder Judiciário de Mato Grosso. O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Rui Ramos Ribeiro, participou da solenidade de abertura no município e falou sobre a importância da etapa fluvial, iniciada no dia 2 de abril, em Santo Antônio do Leverger, e que será finalizada no dia 7 de abril, na comunidade Cuiabá Mirim, em Barão de Melgaço.
 
“Mesmo com todas as dificuldades, nós temos a consciência de que não podemos deixar de realizar este projeto. O Poder Judiciário de Mato Grosso não para com o Ribeirinho Cidadão. Ele continuará a atender as comunidades carentes que não dispõem de meios de chegar ao poder público. Este ano, mesmo com todas as adversidades estamos levando o mesmo atendimento de qualidade que levamos nos anos anteriores a todos mato-grossenses. Nós continuamos porque pensamos além da magistratura, mas principalmente nos jurisdicionados”, destaca o presidente Rui Ramos.
 
Segundo o juiz-coordenador do projeto Ribeirinho Cidadão, Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, o projeto é uma das únicas oportunidades de acesso a serviços básicos de saúde e cidadania pelos moradores de comunidades carentes. “Começamos a segunda etapa com uma grande demanda. Hoje nós temos aqui mais de 15 médicos trabalhando, três oftalmologistas com todos os equipamentos necessários, e esperamos conseguir atender a todos. É muito importante a participação de todos os parceiros, ao todo são 31 instituições. Com eles estamos trazendo uma gama de serviços básicos que são necessários e que vão trazer mais dignidade ao cidadão, que não conseguiria se deslocar e ter acesso ao que estamos oferecendo, informa o juiz-coordenador.
 
O juiz-coordenador do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), Rodrigo Curvo, ressaltou o trabalho de conscientização e preservação ambiental oferecido por meio do projeto. “É um trabalho educativo, principalmente com as crianças, porque há um jogo ecológico, o 'Rebojando’, desenvolvido pelos servidores e magistrado do Juvam. Há também a distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas, colaborando com o reflorestamento das margens, sobretudo do Rio Cuiabá, e a coordenação da coleta de lixo, que infelizmente ainda é despejado nas margens do rio aqui da região.”
 
De acordo com o coordenador da Defensoria Pública Estadual de Mato Grosso, no Ribeirinho Cidadão, Munir Arfox, o projeto é indispensável para a comunidade ribeirinha, que hoje se encontra sem acesso às políticas públicas. “Esta é a 10ª edição que participo deste projeto de total relevância para os ribeirinhos. E é uma forma de minimizar a situação de inacessibilidade da comunidade aos benefícios sociais, assistência médica e jurídica.”
 
O prefeito de Barão de Melgaço, Elvio Queiroz, destacou o trabalho social e assistencial do projeto, transformando a vida da população melgaciana. “Pra nós é uma alegria, ver a quantidade de órgãos envolvidos em prol do social do nosso município. Para se ter ideia, 97% da extensão territorial de Barão de Melgaço é composta do Pantanal, alagadiça, então imagine a dificuldade para quem mora nessas áreas se deslocar ao centro para ter atendimento. E com esse projeto isso se torna possível.”
 
O projeto Ribeirinho Cidadão continuará com o atendimento para serviços médicos, odontológicos e relativos à cidadania até o dia 7 de abril, em Barão de Melgaço. Os atendimentos são divididos entre o navio hospitalar da Marinha do Brasil, que vai até às comunidades, e a Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros.
 
A 11ª edição do Ribeirinho Cidadão teve início na segunda-feira (2 de abril), no município de Santo Antônio. Em apenas dois dias já foram atendidas cerca de 700 pessoas. Com o apoio dos parceiros, os integrantes do projeto estão levando às comunidades ribeirinhas atendimentos jurídicos, assistência social, serviços de saúde e expedição de documentos, além de conscientização ambiental.
 
O Ribeirinho Cidadão é um projeto desenvolvido pelo Poder Judiciário Estadual e Defensoria Pública, com apoio do governo do Estado, Marinha do Brasil e diversos outros parceiros.
 
 
Marco Cappelletti/ Fotos: Tony Ribeiro (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409