Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

25.01.2019 14:32

Verde Novo entrega mais 700 mudas de árvores
Compartilhe
Tamanho do texto:
Em mais uma ação junto à população cuiabana, o projeto Verde Novo, desenvolvido pelo Juizado Volante Ambiental de Cuiabá em parceria com a Prefeitura, realizou na manhã de hoje (25 de janeiro) a entrega de 700 mudas de variadas espécies de árvores - frutíferas e nativas – que vão auxiliar na arborização da cidade, reduzindo o calor e promovendo o aumento da umidade do ar da Capital mato-grossense. “Cliente” assídua da iniciativa, a agente administrativa Maria Lourdes dos Santos, que pela terceira vez aproveitou a chance de participar, levou para a casa mudas de pata de vaca, romã, ingá e tarumã.
 
“Adoro plantas. Ontem mesmo estava mexendo no quintal. Lá já tem goiaba amarela, roxa e vermelha, cajá, araçá, pitanga, graviola, jabuticaba e poncã. As árvores e as frutas representam vida. Uma casa que não tenha uma planta não tem sentido. Uma cidade com muitas árvores fica lindo, né? Aqui mesmo, na rua 13 de Junho, quase não tem árvores. Deveriam colocar mais, porque com esse calorzão que nós estamos passando não dá vontade nem de sair de casa. Com mais árvores dá para respirar um ar mais fresco. Na minha casa, por exemplo, durmo de janela aberta, nem precisa ligar o ar. É fresquinho, fresquinho”, conta dona Maria.
 
Já o técnico agrimensor Marcos Cesar Pereira, que levou um pé de ingá e outro de tamarindo, destacou a importância de cada um fazer a sua parte, para que a cidade fique cada vez mais bonita e arborizada. “Esse projeto de doação de mudas é muito bom, ainda mais com a situação de hoje, com os desmatamentos. O Verde Novo ajuda a nossa cidade a combater o calor, deixando Cuiabá revitalizada”, destaca.
 
Aproveitando a proximidade das doações com o local de trabalho, o vendedor Donizete da Paz pegou mudas de tarumeiro e amora para presentear uma amiga. “Essa iniciativa é muito importante, ainda mais com esse calor absurdo que faz em Cuiabá, com desmatamentos sem cuidado específico. Então, voltar a plantar mais árvores será benéfico para toda a sociedade. O objetivo é que a cidade fique cada vez mais verde”, afirma.
 
Para a cadeirante Cláudia Regina Sampaio Correia, o plantio das mudas, além de ajudar a melhorar o clima, vai contribuir para o pomar dela que está em formação, e já conta com acerola, pinha e caju, passe a ter também pés de goiaba, pitanga e jabuticaba. “Vou dar uma melhorada no quintal para a gente mesmo e para os nossos vizinhos. Espero que daqui há uns anos esteja um belo pomar”, afirma.
 
Um dos coordenadores técnicos do projeto, o engenheiro florestal Marcelo de Figueiredo Motta Pinto, explica que quando o Juvam vai a praças e locais com grande concentração de pessoas, busca agradar todos os tipos de público. “Sempre tentamos oferecer árvores de pequeno, médio e grande porte e instruir o local desse plantio. A gente pergunta ‘onde essa muda será plantada?’. As pessoas perguntam ‘quantas mudas posso pegar?’ e a gente sempre responde que pode pegar quantas forem plantar. O ideal é que a muda não fique parada dentro de casa. O calor aqui em Cuiabá é demais, sol o ano todo, e ter uma cidade sombreada faz grande diferença. É sempre bom andar e ter uma sombra ou até mesmo uma árvore frutífera, que você pode passar e pegar uma fruta, olha que bacana”, destaca.
 
De pequeno porte, são indicadas espécies frutíferas e ornamentais, como, por exemplo, mudas de pitanga, acerola e ipê de jardim. Para calçadas, são indicadas plantas de médio porte, como pata de vaca, oiti (se não tiver fiação) e ipês. Já para quintais ou chácaras, o engenheiro aconselha espécies de maior porte, como o tarumeiro, ingá e o jacarandá, que dá uma florada muito bonita. “Tem para todos os gostos e locais. Só tem que ter cuidado com o local que vai plantar essa árvore, para não ter surpresa futuramente e, claro, a gente recomenda também a poda, para não crescer muito, não invadir a área do vizinho ou crescer para cima de um muro”.
 
Segundo o assessor do Juvam, Sérgio Savioli Resende, a finalidade principal do Verde Novo é melhorar o clima da cidade. “Nossa Capital é uma cidade calorosa, como sempre é nosso bom povo cuiabano, mas não precisa ser tão quente como é hoje. Temos duas frentes que a gente trabalha a princípio, que a de distribuição de mudas e de plantio de árvores”, explica.
 
Segundo ele, além de buscar gratuitamente as mudas, a população também pode auxiliar o projeto nas ações de plantio. “Compareça, venha buscar muda, acompanhe o calendário de distribuição pelo site do Tribunal de Justiça, e quando tiver uma atividade de plantio, se você quer abraçar essa ideia, quer fazer parte da história da mudança de clima da nossa Capital, vem com a gente. Vai ser muito bem-vindo e muito bem recebido nas atividades”, ressalta.
 
Também participou das entregas de mudas, orientando a população acerca da planta adequada e de como fazer o plantio correto, a engenheira civil Bruna Zeni.
 
Calendário – Neste sábado, o Juvam, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, o Instituto Ação Verde e o Grupo Petrópolis, vai promover, a partir das 7h30, o plantio de 400 mudas na Rodovia MT-251 (estrada de Chapada dos Guimarães). Para quem quiser participar e plantar uma árvore, o ponto de encontro será na primeira rotatória, após o supermercado Atacadão.
 
Leia matérias já publicadas sobre o assunto:
 
Verde Novo promoverá distribuição e plantio de mudas em Cuiabá
 
 
Benefícios do plantio de árvores são colhidos em pouco tempo
 
 
Verde Novo estabelece metas de ações para 2019
 
 
Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409