Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

24.01.2019 10:50

Benefícios do plantio de árvores são colhidos em pouco tempo
Compartilhe
Tamanho do texto:
 O plantio voluntário de árvores em Cuiabá incentivado pelo projeto Verde Novo já foi realizado por outras iniciativas que estão gerando frutos no presente. É o exemplo do coletivo “Não reclame do calor, plante uma flor”, que plantou dezenas de árvores na Rua 24 de Outubro, localizada na região central de Cuiabá, em 2012, e hoje vê o logradouro totalmente transformado, com muita sombra, pássaros, mais beleza estética e a sensação de ar puro.
 
“É uma satisfação, porque é um trabalho em que percebemos que é possível ter resultados. Não é a longo prazo, para as próximas gerações, nós já estamos colhendo benefícios. Antigamente, a 24 de Outubro era uma rua muito árida, do ponto de vista ambiental, e agora é tão mais acolhedora, as pessoas caminham na sombra e têm um conforto térmico. A cidade fica mais bonita, principalmente quando as árvores estão floridas”, observa a bióloga Ruth Albernaz.
 
Conforme explica a integrante do coletivo, a iniciativa começou a partir da preocupação com a condição climática de Cuiabá e a gradativa diminuição das árvores,sobretudo na região central. Desde a formação do coletivo, o grupo já deu vida a mais de 2 mil árvores, entre plantio e distribuição de mudas.
 
Na avaliação de Ruth Albernaz, o projeto Verde Novo é tão fundamental quanto o trabalho do coletivo “Não reclame do calor, plante uma flor”, bem como o apoio da população nas mudanças necessárias para melhorar os espaços coletivos.
 
“É fundamental que o Judiciário possa estar apoiando essas causas. Vejo que cada cidadão precisa fazer a sua parte, precisa perceber que a casa não é só da porta para dentro, mas que a cidade é a nossa casa. Se a gente não repensar o espaço, o território e como queremos as vias públicas e a frente da nossa casa, daqui a um tempo não conseguiremos mais habitar a cidade”, alerta.
 
Apesar de ser ainda bem jovem, a estudante Kawany Oliveira, de 14 anos, já possui consciência ambiental a respeito da importância das árvores e já fez o plantio de árvores frutíferas no sítio do pai. “Você se sente melhor quando está em contato com a natureza, porque são seres biologicamente vivos, que transmitem oxigênio e dão uma sensação de limpeza muito maior. Deveríamos cuidar disso, plantar mais árvores, tomar cuidado com o desmatamento e não prejudicar jogando lixo, fazendo queimadas, mas sim replantando essas árvores”, defende.
 
O motorista aposentado Jaci M. Souza, de 71 anos, também elogia as iniciativas que promovem o plantio. “Acho muito bom porque a árvore é vida, é saúde, tanto para a humanidade, quanto para os animais. É uma grande atitude plantar e preservar”, salienta.
 
Verde Novo – O projeto foi idealizado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam), do Poder Judiciário de Mato Grosso, e conta com diversos parceiros, como Instituto Ação Verde, Prefeitura de Cuiabá, Grupo Petrópolis e ONGs. A proposta é sensibilizar a população e a administração pública quanto à necessidade de devolver o título de ‘Cidade Verde’ à capital mato-grossense.
 
Leia também:
 
Verde Novo: faça sua muda pegar
 
 
Judiciário e Prefeitura promovem plantio e distribuição de mudas no Parque das Águas
 
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409