Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

11.04.2019 14:00

População do Parque São Jorge busca serviços do Judiciário em Movimento em Rondonópolis
Compartilhe
Tamanho do texto:
A costureira Maria das Dores Barbosa, 65 anos, foi de bicicleta até o Centro de Arte e Esportes Unificados (CEU) de Rondonópolis na manhã desta quarta-feira (10). Aproveitou que o Poder Judiciário estava ofertando serviços de graça pertinho da casa dela e foi verificar o andamento de um inventário, no mesmo local servidores da prefeitura estavam fazendo atendimento de saúde e ela pode aferir a pressão e ainda a regularização do Cadastro Único para receber benefícios do Governo Federal.
 
Saiu feliz da vida do projeto Judiciário em Movimento, idealizado pelo desembargador presidente do Tribunal de Justiça, Carlos Alberto da Rocha e desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Rondonópolis pelo terceiro dia consecutivo. "Facilitou muito o atendimento aqui. Porque ir lá no Centro toma muito nosso tempo. Aqui foi pertinho de casa, ainda fiz uma ginástica", lembra dona Maria.
Balanço parcial aponta que 2 mil pessoas foram atendidas pelo Judiciário em Movimento. Na segunda-feira (8) as equipes montaram acampamento na Praça Brasil no Centro da cidade e na terça (9) na escola Irmã Elza no bairro Vila Mineira.
 
Entre os serviços ofertados estão o agendamento e atendimento de conciliação e mediação pelo Cejusc, emissão de título de eleitor, certidão de quitação eleitoral, transferência e quitação eleitoral por meio da Justiça Eleitoral, reconhecimento de paternidade, exames de DNA e notificação de pai através do Pai Presente e ainda inclusão e atualização no Cadastro Único, desbloqueio do Bolsa Família, solicitação de segunda via de documentos, passe livre e carteira de idosos da prefeitura.
 
Pacificação social - A comunidade escolar de Rondonópolis também está recebendo uma atenção especial do Poder Judiciário nesta semana. Desta vez as facilitadoras do Círculos de Construção de Paz estiveram na Escola Estadual Silvestre Gomes Jardim, que tem 120 alunos de 15 a 18 anos.
 
A juiza coordenadora do Cejusc em Rondonópolis, Cláudia Schimidt, revelou que o método desenvolvido pela Justiça Restaurativa tem um caráter preventivo. "Essa construção da pacificação social tem que ter a aplicabilidade no dia a dia para impedir práticas de bullying e para melhorar a produtividade no meio escolar", reflete.
 
A coordenadora da escola, Elizabeth Souza, destaca que onde não há diálogo o conflito se instala e portanto a implantação de Círculos de paz caiu como uma luva para o projeto pedagógico da escola, que prima pela panificação social. "A expectativa é de melhoria nas relações, pois há estudos que já indicam que em espaços em que se instaura diálogos há resultados positivos, sempre", defende.
 
Nesta quinta-feira (11) o Judiciário em Movimento será realizado no Oratório Dom Bosco, no Parque Universitário l, das 9h às 17h. E na sexta (12) será a vez da comunidade do Jardim Liberdade ser atendida.
 
Paralelo aos atendimentos ocorre a audiência pública, das 09h às 12h, no Tribunal do Júri do Fórum da Comarca. As discussões serão divididas em três eixos: Acesso ao Sistema de Justiça; Eficiência Operacional; e Gestão de pessoas.
 
A finalidade da audiência é identificar as dificuldades e os anseios da sociedade mato-grossense na busca de um Judiciário mais acessível, célere e eficiente. O Poder Judiciário de Mato Grosso realizará audiências públicas nas 11 comarcas polos do Estado. As sugestões retiradas dos debates darão subsídios para a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 (PPA) e do novo ciclo do Planejamento Estratégico 2021-2026.
 
Leia matérias publicadas sobre o assunto.
Exame de paternidade e divórcio consensual marcam segundo dia de Judiciário em Movimento
 
 
Rondonópolis recebe atendimento na Praça Brasil no primeiro dia de Judiciário em Movimento
 
 
TJ abre inscrições para debatedores na Audiência Pública em Rondonópolis
 
 
Alcione dos Anjos\Fotos Adilson Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409