Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

09.04.2019 14:13

Rondonópolis recebe atendimento na Praça Brasil no primeiro dia de Judiciário em Movimento
Compartilhe
Tamanho do texto:
Cerca de 200 pessoas que passaram pela Praça Brasil, no Centro de Rondonópolis, nesta segunda-feira (8) chuvosa foram atendidas pelos serviços do Judiciário em Movimento. Programa idealizado pelo presidente do Poder Judiciário, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha e desenvolvido em parceria com a Prefeitura nesta semana.
 
Entre os atendidos estava o carpinteiro de 39 anos, Daniel dos Reis Rodrigues. Ele tem três filhos de dois casamentos já desfeitos e queria regularizar as pensões alimentícias das crianças. Visitou o estande do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania dos Juizados Especiais Cíveis (Cejusc) e saiu de lá com audiência agendada com as ex-mulheres para assinar o acordo judicial. "Eu sempre quis andar certo e aqui facilitou demais. Da outra vez fui ao Fórum demorei mais de uma hora e não consegui resolver meu problema. Aqui não levei mais do que 15 minutos e já sai com audiência agendada", comemora.
 
Outra que ficou feliz da vida ao passar pela Praça Brasil e receber do projeto uma muda de Angico foi a dona de casa Maria do Amparo Lemos, 66. "Eu amo essa planta. Tinha uma árvore dessa em casa, mas derrubaram sem minha permissão. Fiquei triste e não achava mais uma muda. Agora consegui. Vou plantar no meu quintal porque ela é bem frondosa, afirma.
 
A cozinheira Luciana Veloso, 36, procurou a barraca do Tribunal Regional Eleitoral para verificar sua situação e viu que precisava quitar duas multas por não ter votado e nem justificado nas duas últimas eleições. "Saí com duas guias, agora é ir ao banco e pagar", conta. "A gente corre muito e vai deixando as coisas para depois. Com o atendimento na Praça facilita nossa vida".
 
O juiz diretor do Fórum de Rondonópolis, Francisco Rogério Barros avaliou que apesar da chuva desta segunda a população atendeu ao convite do Poder Judiciário e compareceu ao projeto. "A iniciativa do Poder Judiciário visa levar à população mais carente serviços que são ofertados no dia a dia do Fórum, mas que por diversos motivos eles não conseguem acessar. Teremos nos bairros, até o dia 12, orientações do Juvam, atendimento do Cejusc e do Juizado Especial Itinerante (JEI) e ações do Pai Presente além de serviços oferecidos pela prefeitura, nossa parceira".
 
O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, parabenizou o Tribunal de Justiça pelo projeto e reforçou a importância da aproximação do Judiciário com a população. "Para nós é uma satisfação estar ao lado do Poder Judiciário neste projeto que chega lá na ponta, que atende os moradores dos bairros com exames de DNA, regularização de documentos, quitação eleitoral, registro de criança, enfim serviços imprescindíveis para o povo".
 
Círculo de paz - Enquanto a população era atendida na Praça Brasil, conciliadores e mediadores que atuam no Cejusc de Rondonópolis passavam pelo atendimento de Círculos de construção de paz na Unic Ari Coelho.
 
A instrutora e facilitadora Ana Tereza Luz explica que o círculo é uma prática da Justiça Restaurativa que busca a pacificação social e as pessoas que trabalham com a resolução de conflitos devem ser as primeiras atendidas pela medida. "Não podemos nos esquecer que somos seres humanos que temos nossos conflitos diários e esta prática auxilia a nos entendermos para atender ao outro".
 
Ronei Parmejani, 32 anos, analista judiciário, atuando no Cejusc há 3 anos foi um dos servidores atendidos nesta segunda. "Para mim foi um momento muito importante. Os colegas conseguiram participar de forma ativa e isso nos ajuda a atender melhor o público externo que vem ao Judiciário em busca de solução de um conflito", analisa.
 
Nesta terça-feira (9) o projeto segue com os atendimentos do Judiciário em Movimento na Escola Municipal Irmã Elza, na Vila Mineira até as 17 horas. Na quarta-feira (10) será a vez da comunidade Parque São Jorge ser atendida.
 
Leia matérias já publicadas sobre o assunto:
Moradores de Rondonópolis vão receber serviços judiciais e de cidadania na porta de casa
 
 
TJ abre inscrições para debatedores na Audiência Pública em Rondonópolis
 
 
Judiciário em Movimento: Anseios da sociedade em relação à justiça serão ouvidos em audiência
 
 
Alcione dos Anjos/Fotos: Adilson Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409