acessibilidade do site.

 02/03/2012   19:00 

Compartilhe: 

Presidente recebe candidatos durante visita ao TJ

Na tarde desta sexta-feira (2 de março), os candidatos que participam do Curso de Formação para Ingresso na Carreira da Magistratura de Mato Grosso conheceram a estrutura do Tribunal de Justiça do Estado. A visita, direcionada pela Assessoria de Cerimonial da instituição, mostrou as principais instalações do Tribunal. O presidente do TJMT, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, recebeu os candidatos em seu gabinete, deu as boas vindas cumprimentando um a um dos candidatos e disse que logo marcará novo encontro com os futuros magistrados. “Queremos que vocês assumam logo as funções. Vamos mostrar alguns projetos de fóruns, que estamos realizando de acordo com a Resolução nº 114 do Conselho Nacional de Justiça, que disciplina o planejamento e execução de obras no Poder Judiciário. Ainda vamos conversar a respeito disso”, disse o presidente.
 
            O desembargador ainda falou sobre a estrutura que os candidatos conheceram. “O Poder Judiciário foi um dos primeiros órgãos a vir para o Centro Político Administrativo. Esta parte do gabinete é uma estrutura mais recente, de 2008”, revelou. A iniciativa de apresentar a estrutura do Poder Judiciário aos candidatos partiu da própria Escola da Magistratura do Estado de Mato Grosso (Esmagis-MT), que levou em consideração que 37 dos 53 candidatos são oriundos de outros estados. “A visita faz parte da formação dos futuros magistrados. Quando tiverem que vir aqui já saberão onde fica cada departamento”, pontuou o assessor da Escola, João Luiz Bettini de Albuquerque Lins. Além da Presidência, a Corregedoria-Geral da Justiça, o Espaço Memória e vários outros departamentos foram apresentados aos magistrados.
 
No setor dos gabinetes dos desembargadores os candidatos também receberam explicações sobre as obras de arte abrigadas pelo Poder Judiciário. “O Tribunal de Justiça de Mato Grosso tem um grande acervo de autores mato-grossenses. A intenção é valorizar os talentos regionais“, informou o cerimonialista Florêncio Beserra. “Achei fantástica a estrutura em si, muito melhor que outros Tribunais de Justiça do país. A utilização de espaços públicos para valorização de artistas também é muito boa. O presidente é muito receptivo, pessoa de simples trato, que nos acolheu muito bem. Toda a equipe da escola, principalmente o assessor João Luiz, tem nos dado todo o respaldo para nos preparamos bem em mais esta fase do concurso”, revelou Carlos Alberto Moraes, candidato da cidade de Rio do Sul, interior de Santa Catarina.
 
   
O grupo também conheceu o Espaço Memória, que abriga documentos e peças utilizados pelo Poder Judiciário de Mato Grosso. “Esse espaço cultural é uma forma de demonstrar respeito à sociedade Principalmente para nós, que somos de outros Estados, é muito importante conhecermos esse compromisso que o Poder Judiciário daqui tem”, sustentou a candidata de Recife (Pernambuco), Henriqueta Fernanda Chaves Alencar Ferreira Lima.
 
   
Para a paulista Ana Paula Freitas Vilela Leite, de Guaratinguetá, conhecer a sede do Poder de que em breve fará parte é essencial. “É uma estrutura surpreendente, muito bem organizada e condiz com o preparo de todos os servidores e magistrados que atuam aqui. É motivador para o início de nossas carreiras”. Para a candidata de Contagem, região metropolitana de Minas Gerais, Kátia Rodrigues Oliveira, a visita revelou a organização do Poder Judiciário do Estado. “Fiquei impressionada. Foi tudo muito bem planejado aqui. O prédio fornece boas condições aos magistrados, servidores e usuários da Justiça”, enfatizou.
 
   
Ednei Ferreira dos Santos é de Vitória, Espírito Santo. Ele agradeceu ao empenho da equipe da Esmagis-MT pelo aprimoramento do grupo. “A Esmagis é muito comprometida com a nossa formação. A congruência entre questões teóricas e práticas fortalece o compromisso assumido com a sociedade mato-grossense, já que somos de classes diversas, como promotores, defensores, técnicos e advogados. A sociedade ganha com esse nivelamento do conhecimento”, ponderou.
 
   
As candidatas Edna Coutinho e Luciana Simão, que tiveram seus estudos desenvolvidos em Mato Grosso, destacaram a estrutura e a receptividade do Estado. “Essa é uma das características de nosso Estado. Os colegas estão encantados com o acolhimento e se sentem bem aqui. Somadas a estrutura e qualificação ofertadas, temos excelentes ambientes para a magistratura em Mato Grosso”, analisou Edna Coutinho. “Todos estamos motivados para devolver à sociedade, com qualidade, os anos de dedicação e estudos que tivemos e continuaremos tendo”, finalizou Luciana Simão.      
 
 
Leia mais sobre o assunto:
 
 
 
  
  
 
 
 
 
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
(65) 3617-3393/3394