Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

02.05.2022 18:56

Projeto Ribeirinho Cidadão chega à comunidade Lambari e leva atendimento jurídico e social
Compartilhe
Tamanho do texto:
À sombra de mangueiras em um espaço cedido no quintal de uma casa na comunidade Lambari (84 km do município de Santo Antonio de Leverger) foi o local onde o casal de idosos Maria Rodrigues do Nascimento e Francisco Batista de Souza encontrou atendimento de saúde e esclareceu dúvidas sobre seus direitos por meio do Ribeirinho Cidadão, projeto do Poder Judiciário e Defensoria Pública. Sob a coordenação do juiz José Antônio Bezerra Filho as equipes de todos os parceiros montaram a estrutura no local e atenderam cerca de 150 pessoas que vivem na região e buscavam serviços como saúde, fazer documentos, certidão de nascimento, registro geral (RG), esclarecimentos sobre seus direitos, entre outros. A ação iniciou dia 25 de abril e percorre mais de 11 localidades entre os municípios de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço e Juscimeira.
 
O relógio não marcava 6 horas da manhã no último sábado (30) quando o casal saiu de sua casa, mais de 30 km distante do ponto onde ocorreria a ação. O objetivo era conseguir atendimento médico para a mulher e tirar dúvidas sobre os direitos de Francisco, que perdeu a visão há alguns anos. Ambos são cuidados por uma filha que acompanhou os trabalhos das equipes.
 
"Sempre que sabemos que o Ribeirinho Cidadão virá até aqui, nos preparamos para vir porque é muito difícil ir até a cidade resolver as coisas, ainda mais com meu marido que não tem a vista. Ficamos o ano todo esperando para vir e sempre nos ajuda muito. Tem gente que mora ainda mais longe e sei que saiu madrugada para vir", conta Maria Rodrigues.
 
Francisco, apesar da dificuldade em não enxergar, quis ser ele ao invés da esposa a entrar na fila e retirar a cesta básica. A alegria da família não ficou apenas pelas facilidades que o projeto proporcionou resolver, mas também pelo ambiente de confraternização ao reencontrar vizinhos, amigos e parentes que residem no entorno.
 
"A gente veio aqui todo mundo porque precisava de alguma coisa, mas daí encontra os conhecidos e a gente sente muita alegria de estar reunido. Isso aí só aconteceu hoje porque vocês vieram aqui para ajudar a gente", disse Francisco.
 
As populações que residem na comunidade Lambari e no entorno são formadas por ribeirinhos, famílias de agricultores e trabalhadores de propriedades rurais.
 
Além do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso e da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, participam do Ribeirinho Cidadão, a Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, a Secretária de Estado de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Casa Civil, Proteção e Defesa Civil – Mato Grosso, Secretaria de Estado de Segurança Pública, POLITEC – Perícia Oficial e Identificação Técnica, Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar, Grupo Especial da Fronteira – GEFRON – PMMT, Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE, Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental – PMMT, Corpo Musica da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Centro Integrado de Operações Aéreas – CIOPAER, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, Receita Federal, Juizado Volante Ambiental – JUVAM, Ministério Público do Estado de Mato Grosso Tribunal Regional do Trabalho – 23ª Região, Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, SESC Pantanal, Energisa, Cartório do 2º Ofício de Santo Antônio de Leverger, Cartório de Registro das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas de Barão do Melgaço, Consórcio Regional de Saúde – Saúde Sul Mato Grosso, Marinha do Brasil e NUPEMEC – Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos.
 
Nos links a seguir você tem acesso a outras matérias sobre o Ribeirinho Cidadã.
Moradores de Agrovila das Palmeiras são atendidos em projeto do Judiciário e parceiros.
 
Judiciário e parceiros promovem ações que levam dignidade e cidadania às populações pantaneiras.
 
Ribeirinho Cidadão: Idosos que sofreram AVC e são cuidados por filho pescador recebem atendimento
 
 
Andhressa Barboza/ Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.br