Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

25.05.2022 13:15

Sinop participa da Semana de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual do Poder Judiciário
Compartilhe
Tamanho do texto:
“A Justiça deve começar dentro de casa, pelo Poder Judiciário. Não aceitaremos qualquer forma de assédio. Nosso trabalho é de acolhimento, prevenção, conscientização e combate.”
 
Com essa firme mensagem, a presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Erotides Kneip, abriu a Roda de Conversa sobre o tema Assédio, realizada nessa segunda-feira (25 de maio) no Fórum da Comarca de Sinop.
 
O evento faz parte da Semana de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual do Poder Judiciário (23 a 27 de maio), que está realizando Rodas de Conversas participativas e colaborativas em sete Comarcas do Estado: Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Cáceres, Barra do Bugres e Tangará da Serra.
 
Com o auditório cheio, os servidores, magistrados e autoridades presentes no Fórum de Sinop participaram de um bate papo franco e puderam entender melhor os objetivos da Comissão, as diferenças entre as formas de violência e também a reconhecer as características comportamentais que configuram o assédio ou a discriminação.
 
A presidente da Comissão ressaltou de forma positiva a troca de experiências com os colaboradores do Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT). “Nesse encontro, aqui na Comarca de Sinop, nós tivemos a oportunidade de comprovar a importância dessa Comissão de Prevenção ao Assédio. E a gente pode ver que precisa adentrar às demais Comarcas, se fortalecer. Nós fomos criados para aumentar o espectro de proteção dos nossos colaboradores e não podemos fugir disso, porque toda forma de assédio é uma vergonha.”
 
O diretor do Foro de Sinop, juiz Cléber Luiz Zeferino de Paula, citou as transformações da sociedade e afirmou que é preciso combater os comportamentos inaceitáveis. “Lembramos que estamos em 2022, o mundo mudou. Os comportamentos antes aceitáveis, já não são mais. Temos consciência que estamos em um processo de melhoria como seres humanos, de evolução, e isso passa por esses comportamentos não serem mais aceitos.”
 
Para a analista judiciária da Comarca de Sinop, Jussara Andrade de Lima, o aspecto humanístico da proposta de combate ao assédio merece destaque. “O servidor é um ser humano que tem suas necessidades, então quando o servidor não está bem, quais as consequências disso? Ele não vai produzir. Vai ter uma vida infeliz. Todo tipo de assédio é de uma gravidade tamanha e o estrago na vida das pessoas é imensurável. Por isso, essa iniciativa é extremamente válida, necessária e urgente.”
 
A psicóloga presente na Roda de Conversa, Glenda Farias Puhl, citou o efeito pedagógico do enfrentamento ao tema. “Quando é feita a denúncia, muitas vezes a pessoa já vai cética, achando que não vai dar em nada. Quando vem uma resposta, no ambiente de trabalho, isso serve como uma lição do que não se pode fazer.”
 
De acordo com a presidente da OAB/MT, seccional Sinop, Xênia Guerra, o Poder Judiciário de Mato Grosso está sendo precursor nessa iniciativa e outras instituições vão aproveitar esse exemplo e poderão colher bons frutos da iniciativa. “É importante sobre o aspecto de reprovação social. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso está mandando uma mensagem para a sociedade, de que a casa da Justiça não aceita qualquer forma de assédio. Os servidores são o Judiciário e isso vai reverter na efetiva entrega da prestação jurisdicional.”
 
Neste link você acessa o portal de combate ao assédio do TJMT
 
Guia de Combate ao Assédio Moral, Sexual e Virtual produzido pela gestão 2021/2022
 
 
ParaTodosVerem: essa matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência.
Primeira imagem: fotografia colorida retangula. A imagem mostra a roda de conversa no Fórum de Sinop. A desembargadora Maria Erotides está empé, segurando o microfone de frente para a platéia.
Segunda imagem: fotografia colorida retangular registra a desembargadora Maria Erotides sentada em um sofá conversando com mais duas pessoas participantes da  roda de conversa.
Terceira imagem: fotografia colorida retangula em que os participantes estão posando para foto. 
 
Acompanhe mais notícias sobre a Semana de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual do Poder Judiciário :
 
Comissão de combate ao assédio no Judiciário realiza bate-papo com servidores do Fórum de Cuiabá 
 
Poder Judiciário inicia Semana de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual para consolidação de ações 
 
Marco Cappelletti/ Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br