Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

02.06.2022 14:25

Justiça estadual apoia congresso sobre Libras do Legislativo que discute inclusão
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso destaca como de grande importância e relevância o “I Congresso Estadual Sobre a Lei de Libras: nestes 20 anos, o que realmente mudou?” promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na sexta-feira (03 de junho), das 8h às 20h, no Plenário das Deliberações Renê Barbour.
A proposta do evento é viabilizar reflexões, debates e troca de experiências entre alunos, professores e pesquisadores das instituições promotoras da acessibilidade, além de outras instituições interessadas no assunto. A implantação da linguagem de sinais, na visão dos organizados, tem como intenção proporcionar meios eficazes de promoção da inclusão social dos surdos.
 
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a segunda língua oficial do país, utilizada pela comunidade surda brasileira, reconhecida pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. O reconhecimento da Libras, como língua oficial, propiciou a quebra da barreira linguística entre ouvintes e surdos facilitando a comunicação e o desenvolvimento intelectual e profissional dessas pessoas.
 
E foi pensando na inclusão de pessoas surdas que o Tribunal de Justiça, através do Departamento Judiciário Auxiliar (Dejaux) e da secretaria auxiliar da Vice-Presidência, decidiu, por meio de convênio, contratar 40 colaboradoras e colaboradores surdas e surdos para desenvolver trabalho de digitalização de processos, com auxílio de intérpretes de Libras que fazem a interação e a comunicação no ambiente de trabalho.
 
Todas as questões sobre inclusão na Justiça estadual são tratadas pela Comissão de Acessibilidade e Inclusão no âmbito do Poder Judiciário de Mato Grosso, coordenada pela desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho.
 
Informações e inscrições para participar do congresso falar pelo celular (65) 99952 9316, com Riguel Brum, da coordenação do evento.
 
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação da Presidência TJMT
imprensa@tjmt.jus.br