Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

15.02.2016 11:03

TJMT investe na capacitação de novos líderes
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Judiciário mato-grossense deu mais um passo na valorização dos servidores com a implantação do projeto Academia de Novos Líderes. Desenvolvido pela Coordenadoria de Recursos Humanos em parceria com a Escola dos Servidores do Poder Judiciário, a iniciativa tem o objetivo de capacitar servidores efetivos para conduzir equipes.
 
Sonhado e idealizado pelo atual presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo da Cunha, a Academia de Novos Líderes é voltada para 60 servidores efetivos que atuam na Primeira e Segunda Instâncias da Justiça Estadual. A primeira aula do projeto foi realizada em 5 de agosto de 2015 e, na oportunidade, o presidente afirmou que a necessidade da capacitação foi sentida ainda durante o período de transição entre as gestões, momento em que o projeto foi idealizado.
 
“O Poder Judiciário somos todos nós, magistrados e servidores, e todos temos que ser capacitados para oferecer o melhor serviço ao público externo. Temos trabalhado fortemente neste quesito com cursos voltados diretamente para as necessidades dos servidores, como, por exemplo, a Escola de Novos Líderes”, ressalta.
 
O magistrado evidencia ainda que a alta administração trabalha para sempre oferecer o melhor para o servidor, considerados peças importantes para a Justiça mato-grossense, já que representam o Poder Judiciário na comarca em que trabalham. "Estamos priorizando a capacitação continuada de servidores. Sabemos da diferença entre chefes e líderes. O primeiro impõe ordem, é autoritário e, muitas vezes, até temido. Já o segundo motiva sua equipe e não pensa em poder como algo centralizado. Ele divide a responsabilidade com seu pessoal para alcançar resultados", destaca o presidente.
 
Paulo da Cunha afirma ainda que líderes são importantes na continuação de uma Instituição sólida e perene como o Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Dentre os assuntos discutidos nas aulas já foram abordados temas como Conversas Cruciais; Direito Processual Civil, Comunicação Eficaz e Oratória; Gestão de Tempo; Excelência em Atendimento; Elaboração de Projetos e Liderança na Velocidade da Confiança.
 
Um dos orientadores das turmas, o comunicador Tiney Mesquita ressaltou a relevância da Academia para os servidores, apontando que a iniciativa é um exemplo de bom modelo de gestão. “Este projeto está diretamente ligado com a melhoria do ser humano e do profissional e isto é muito importante. É necessário entender que discussões sobre determinados assuntos são salutares para o relacionamento interpessoal, do trabalho de equipe e ainda favorece os trabalhos diários”.
 
Resultados – A Academia de Novos Líderes já contabiliza resultados positivos. De acordo com o coordenador de Recursos Humanos, Carlos Campello, servidores que estão cursando o projeto já foram realocados por conta do bom trabalho desenvolvido. Um dos casos mais emblemáticos é o da servidora Beatriz Scaff, que recebeu o convite para trabalhar à frente da Diretoria de Infraestrutura, por conta dos resultados que apresentou na Academia.
 
“Muitas mudanças já foram implementadas na CRH. Dentre elas ressalta-se a mudança do foco nas atividades transacionais e para a gestão de pessoas, isto é, olhar a pessoa como pessoa. Então os resultados já ocorreram. Tivemos várias pessoas que apresentaram resultados expressivos na Academia de Novos Líderes, alinhados a outras ferramentas como PI e Gestão por Competência. Este é um trabalho que valoriza a pessoa enquanto servidor do Judiciário”, explica Campelo.
 
Ele afirma ainda que quando se coloca o profissional para realizar trabalho com o qual se identifica, ele trabalha mais feliz e produz melhor, proporcionando o resultado que a instituição quer. “O projeto reconhece o potencial do profissional a partir da própria motivação. O trabalho também oferece oportunidades para que cada participante possa se desenvolver profissionalmente e crescer dentro da instituição”, conclui.
 
Atestado de qualidade – Durante os cinco primeiros meses (agosto/dezembro) da iniciativa, os servidores passaram por vários módulos, que já atestaram a qualidade do curso oferecido pelo Poder Judiciário. Os valores da capacitação são integralmente subsidiados pelo TJ.
 
A técnica judiciária da Vara Especializada da Infância e Juventude de Várzea Grande, Paula Adriana Lima de Matos, ressalta que as matérias apresentadas na Academia, além de agregar conhecimento, representam a valorização do seu trabalho. “Ser escolhida para fazer este curso me motivou, a cada módulo me sinto mais valorizada pela direção do Judiciário, pois estão investindo na minha qualificação profissional”, confirma.
 
Os servidores também estão aproveitando o momento para discutir as situações vividas no ambiente de trabalho. É o caso da servidora do TJMT Francicleide Aguiar da Fonseca, que está no Poder Judiciário há 21 anos, e participa ativamente das atividades propostas em sala de aula. “É importante trazer essas situações para dentro da sala. À medida que mais pessoas se capacitam sobre planejamento, fica mais fácil desenvolvermos um bom trabalho e alcançarmos a meta proposta”.
 
Já o servidor Delson Vergélio da Silva enfatiza que o treinamento oferecido pela Academia de Novos Líderes vai ser positivo tanto nas relações interpessoais como no desenvolvimento da carreira no Tribunal de Justiça. “Vai produzir mais gestores capacitados para gerir melhor toda a estrutura do TJ, aqui serão formados muitos líderes. É muito importante essa valorização porque as pessoas estão aqui justamente para aprender. Os servidores se conhecem e também aproveitam e conhecem as dificuldades de cada área".
 
Confira AQUI as matérias já publicadas sobre o primeiro ano de gestão (biênio 2015/2016).
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409