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04.04.2018 16:35

Serviços melhoram qualidade de vida de ribeirinhos
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Serviços de saúde, cidadania e de justiça, que seriam simples na rotina de quem mora na cidade, foram muito importantes para aproximadamente 700 pessoas atendidas nos dois primeiros dias (2 e 3 de abril) da 11ª edição do Projeto Ribeirinho Cidadão, que ocorreu na comunidade da Praia do Poço, no município de Santo Antonio do Leverger.
 
Muitas famílias que moram ali sofrem com a falta de direitos básicos, principalmente na época de cheia dos rios, como assistência médica oftalmológica, uma das principais demandas na localidade.
 
Quem saiu satisfeita foi dona Neide Teodora de Moraes, nascida e criada na comunidade e aos 65 anos garantiu um par de óculos novo para enxergar melhora após fazer cirurgia de catarata. Ela aprovou o atendimento e disse estar muito satisfeita. “Se não fosse o projeto eu não ia conseguir o óculos porque pra ir até a cidade é muito difícil. Valeu a pena esperar pelo Ribeirinho Cidadão.
 
A dona de casa Maria Aparecida de Arruda também foi atendida pela médica oftalmologista, juntamente com a filha Ágata Naiara, de 10 anos. Ela é moradora de Santo Antonio e chegou cedo de barco na comunidade porque as águas já haviam avançado. Segundo contou, de vez em quando a filha reclamava de irritação nos olhos e preferiu levá-la para fazer avaliação. Felizmente a médica não detectou nada errado. Já Maria Aparecida saiu do consultório móvel com encaminhamento para cirurgia.
 
“Há dois anos eu esperava por uma consulta porque meu olho esquerdo fica embaçado, tenho muita dificuldade pra ler qualquer coisa e preciso até mudar minha expressão, pressionar os olhos para conseguir ler de perto”, relatou.
 
Maria Aparecida viu no Ribeirinho Cidadão uma oportunidade de ser atendida de forma mais rápida e assim aconteceu. “Valeu a pena vir até aqui. Já disseram que eu não tinha nada, mas eu sabia que algo não estava bem. A gente é esquecida aqui, aí veio esse projeto, a esperança que eu tinha”, contou.
 
Pela primeira vez recebendo os serviços do Ribeirinho, seu Silvino da Costa, de 65 anos buscou fazer a segunda via do seu RG. Ele mora no assentamento Nossa Senhora Aparecida e foi acompanhado do filho. Eles chegaram cedo e logo foram atendidos. “Foi muito bom o atendimento e rápido. É muito mais fácil do ter que ir até a cidade porque nessa época a gente não tem como ir”, finalizou.
 
Esta é a quarta vez que a defensora pública, Corina Pissato participa da ação e conforme ela disse a maior vantagem do Ribeirinho é trazer esses serviços porque se resolve tudo de uma vez. “Sem o Tribunal de Justiça não conseguiríamos fazer um projeto como esse, que gratifica muito quando a gente participa”, ressaltou.
 
Várias instituições somaram esforços no objetivo único de levar assistência às famílias, oferecendo serviços como segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito; alistamento militar, serviços médicos com atendimentos com clínico geral e oftalmologista, distribuição de medicamentos (com prescrição), além da distribuição de mudas pelo Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam) e o auxílio com atendimento médico-odontológico no Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) tenente Maximiano.
 
Além disso, estavam presentes os agentes da Justiça Comunitária, assessores e diversos servidores do Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Receita Federal, Secretaria de Estado de Assistência Social do Estado, Educação e Cultura, Programa Criança Feliz, Bolsa Família, Conselho Tutelar, Defesa Civil de Mato Grosso.
 
Outros diversos parceiros estarão presentes na segunda etapa, que teve início no município de Barão de Melgaço, na quarta-feira (4 de abril).
 
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Dani Cunha/Fotos: Tony Ribeiro (F5)
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