Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

09.08.2019 09:30

Eventos neste final de semana chamam atenção para realização do Araguaia Cidadão
Compartilhe
Tamanho do texto:
 Uma série de ações será realizada neste final de semana em Alto Araguaia (415 quilômetros ao sul de Cuiabá) para divulgar o programa Araguaia Cidadão que terá início na próxima terça-feira (13 de agosto). A expedição levará serviços de Justiça, saúde, que promovam a cidadania e também consciência ambiental à população de seis municípios da região.
 
Na sexta-feira (9) à noite, será finalizado o campeonato de tênis, que teve início na quinta-feira (7) com a finalidade de arrecadar fundos para comprar cestas básicas e produtos de higiene pessoal. O evento é realizado em parceria com a Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e os materiais serão doados para a população visitada durante a execução do programa.
 
Já no sábado (10), às 7h, será realizado um mutirão que navegará por 26 quilômetros do Rio Araguaia para divulgar o evento e fazer um chamamento da população para a conservação das margens do rio. Para isso, serão plantadas cerca de 200 mudas, entre elas, jatobá, buriti e ingá. A largada será feita da Barra do Sapinho e percorrerá as praias da Vereda, do Cotovelo, da Anta e da Concá.
 
No domingo (11), às 8h, será realizada a Primeira Corrida de Rua Araguaia Cidadão também com o intuito de marcar o evento. A ação já tem 70 pessoas inscritas que vão correr o percurso de 4.200 quilômetros ou participar da caminhada com a família em um percurso de 2 km. A saída e a chegada serão próximas ao fórum local.
 
O evento é realizado pelas Justiças Comunitárias do Tribunal de Justiça e de Alto Araguaia em parceria com entidades públicas e privadas. De acordo com a juíza-coordenadora da unidade em Alto Araguaia, Marina Carlos França, os eventos pré Araguaia Cidadão foram pensados no sentido de promover os serviços que serão realizados durante a ação e para isso foram utilizadas vertentes ecológicas e saudáveis.
 
Ela destaca também que nos 12 dias de expedição serão ofertados serviços voltados para o exercício do direito e cidadania. “Algumas dessas cidades são muito pequenas e estão distantes dos grandes centros urbanos, o que as torna carentes de certos atendimentos. É o caso de Araguainha, com 1,2 mil habitantes, e Ponte Branca, com 2 mil moradores. Dentre as opções, vamos apresentar os projetos Pai Presente, Padrinhos, Adotar é Legal e oferecer serviços como exame de DNA, emissão de documentos, segunda via de certidão e consultas médicas”, explica a magistrada.
 
O Araguaia Cidadão será realizado de 13 a 21 de agosto e percorrerá 1.500 km visitando os municípios de Alto Araguaia, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu e Pontal do Araguaia. Estima-se que na região morem aproximadamente 45 mil pessoas.
 
Leia mais sobre o assunto nos links abaixo.
 
Parceiros realizam última reunião preparatória antes do Araguaia Cidadão
 
 
Projeto arrecada brinquedos para crianças da região do Araguaia
 
 
Araguaia Cidadão vai percorrer 1.500 km e atender seis municípios
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3393