Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

04.11.2019 16:27

Presidente do TJMT abre encontro de gestores gerais do Poder Judiciário de MT
Compartilhe
Tamanho do texto:
 Quem está na ponta, atendendo o cidadão se depara com as mais variadas situações, especialmente quando são assuntos relacionados à justiça. E é justamente para atender demandas das diversas áreas que impactam diretamente nas ações institucionais que a Justiça mato-grossense realiza de hoje até quarta-feira (4 a 6 de novembro) o “Encontro dos Gestores Gerais do Poder Judiciário de Mato Grosso”.
 
Neste primeiro dia o cronograma foi destinado ao curso “Protagonismo e Engajamento para Resultados”, com os instrutores Igor Henrique Rodrigues (especialista em desenvolvimento humano) e Meire Dias (especialista em perfil comportamental). Serão dias intensos de aprendizado e capacitação, com apresentações e esclarecimentos de várias áreas, técnica e judiciária para o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade.
 
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha fez a abertura do evento e destacou as soluções práticas para o aprimoramento dos trabalhos que serão proporcionados com toda a programação. “Sabemos que os gestores são a extensão do tribunal nas suas comarcas e procuramos fazer um evento que agregue vários assuntos até pela distância das comarcas à Capital. Essa é uma oportunidade para tirarem suas dúvidas, melhorar seus conhecimentos para aplicar na comarca”, afirmou o presidente.
 
O Tribunal de Justiça têm incentivado capacitações para atender a população da melhor forma e nesse sentido, o presidente reiterou a importância de investir na qualificação do seu corpo de servidores. “Se tivermos gestores mais capacitados, desempenhando da melhor forma possível seu trabalho na comarca isso vai refletir no serviço prestado ao cidadão”.
 
Percorrendo as comarcas do Estado para entregar e divulgar a ferramenta Click Jud, que dará melhores condições da administração das unidades judiciárias, o corregedor-Geral da Justiça, Luiz Ferreira da Silva disse que aliada à tecnologia é primordial capacitações como essa que se inicia hoje. “Importante que o juiz esteja emanado com os gestores gerais e assessores, em prol de um objetivo comum e para isso é necessário, além dessa ferramenta, o treinamento e começa com esse tipo de ação, onde os gestores vão poder trocar impressões, tirar dúvidas com os colegas e acima de tudo, levar para suas comarcas boas práticas daquele resultado que a gente almeja, que é fazer com que o processo tenha maior celeridade”, comentou.
 
Um dos palestrantes do dia foi o especialista em desenvolvimento Humano, Igor Henrique Rodrigues que abordou engajamento e protagonismo para resultado, trabalhando o cerne da credibilidade do líder baseado na confiança. “O meu posicionamento como líder, de assumir o protagonismo e de encarar desafios como oportunidade de crescimento é o que vai fazer a diferença. O foco é tratar o gestor como protagonista da história dele, para que ele possa gerar na equipe dele o engajamento. Na prática isso vai fazer muita diferença porque temos observado e muitas pesquisas revelam que o que vai fazer com que a minha equipe se comprometa, em prol de um resultado é a capacidade que ela tem de confiar em um líder”, explicou.
 
Uma grande demanda das comarcas é no que se refere às questões como obras, reformas, manutenção e outros serviços que englobam a Coordenadoria de Infraestrutura do TJMT. Um dos convidados para falar sobre o assunto foi Roberto Cyríaco, que coordena o setor e apresentou sua equipe para responder perguntas dos gestores, além de tirar dúvidas.
 
“É importante a distribuição de conhecimentos para que os serviços das comarcas voltados para essa área sejam difundidos para que eles possam compartilhar em suas unidades. Existem pequenas ações que podem ser feitas, além do conhecimento para divulgar na comunidade sobre as ações adotadas pelo presidente, pela administração quanto às construções novas, de conservação e manutenção, novas tecnologias para que os serviços do jurisdicionado sejam feitos na sua amplitude”.
 
Para Valdenice Cândida da Silva, gestora geral há 16 anos da Comarca de Campo Novo do Parecis (396 km a noroeste de Cuiabá), a expectativa para o evento é a melhor possível. Em uma unidade em que tramitam aproximadamente 10 mil processos, com duas Varas mistas (cível e criminal), a demanda é grande e essas iniciativas vão impulsionar e auxiliar a gestão administrativa.
 
“É um momento que a gente tem para alinhar nosso trabalho com o Tribunal de Justiça, conversar com os colegas que estão aqui na Capital. Tudo isso vai ajudar muito nas rotinas de trabalho”, afirma.
 
Ao longo desses três dias as equipes de todas as áreas estarão à disposição dos gestores para sanar qualquer tipo de dúvidas e esclarecimentos.

Abertura – após a fala do presidente, a desembargador Maria Erotides Kneip, vice-presidente do Comitê de Equidade de Gênero apresentou a equipe de trabalho e as propostas que serão trabalhadas acerca do assunto. Integram a comissão os juízes Ana Cristina Silva Mendes, Amini Haddad Campos, Adriana Sant Anna Coningham, Paulo Márcio Soares de Carvalho e a vice-diretora-geral do TJMT, Cátia Maciel.
 
Os juízes auxiliares da Vice-Presidência do TJ, Adriana Sant Anna Coningham, Paulo Márcio Soares de Carvalho falaram aos gestores sobre a organização de processos sobrestados e o Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Nugep).

Programação - O cronograma de atividades e palestras vai contar com diversos profissionais que vão abordar os mais variados assuntos relacionados às diversas áreas do Judiciário (Administrativa, Financeira, Infraestrutura, Planejamento, Recursos Humanos entre outros) para as 79 comarcas inscritas e confirmadas no evento.
 
Serão abordados vários temas como orientações socioambientais, Central de Arrecadação e Arquivamento, formação de gestão de pessoas, governança e gestão estratégica, etc.
 
Além de coordenadores e servidores do Tribunal de Justiça, as atividades e palestras são conduzidas por convidados de outros estados, a exemplo do juiz titular da Primeira Vara do Trabalho de Campinas, Carlos Eduardo Oliveira Dias, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que vai proferir palestra sobre “Os desafios da Implantação da Resolução 240/CNJ”. Para falar sobre “A Governança e a Gestão Estratégica de Pessoas”, o auditor Federal de Controle Externo, Adriano Cézar será o palestrante. Já a secretária de Gestão de Pessoas do CNJ, Raquel Cunha vai palestrar sobre “A implantação da Resolução 240/CNJ dentro dos tribunais”.
 
O evento é promovido pela Escola dos Servidores do Judiciário em parceria com a Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) do TJMT.
 
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (65) 3617-3262.
 
Confira AQUI a matéria na TV.Jus.
 
Dani Cunha (texto e fotos)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409