Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

07.02.2020 12:47

Judiciário reúne especialistas para debater clima, arborização e sustentabilidade
Compartilhe
Tamanho do texto:
Preocupado com os problemas ambientais presentes no cotidiano, provocados pelo desenvolvimento humano, o Poder Judiciário, por meio do Projeto Verde Novo e parceiros está realizando o 1º Workshop Clima, Arborização e Sustentabilidade, nesta sexta-feira (7 de fevereiro), na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O evento tem por objetivo a discussão, conscientização e efetivação de práticas que promovam a qualidade de vida da população.
 
Pioneiro, o Tribunal de Justiça mato-grossense é o único no país a possuir um juízo especializado em questões ambientais. Criado em 1996 o Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá, com a Vara ambiental, tem realizado ações e alcançado grandes resultados. Um dos grandes projetos é o Verde Novo. Essa pontuação foi feita pelo presidente do TJMT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, que durante a abertura do workshop destacou que os trabalhos tem sido cada vez mais realizados fora dos gabinetes, chegando diretamente a quem mais precisa.
 
“O Judiciário tem como sua função julgar processos, mas hoje e nos últimos anos vem demonstrando a preocupação ambiental, ele está se modernizando a cada dia e partindo para os anseios da sociedade e o meio ambiente é um deles. Nada mais justo do que o Judiciário, através de suas ações, com o Juizado e Vara do meio ambiente, únicos no Brasil, possa trazer grandes nomes para agregar o desenvolvimento em conjunto com a sociedade. Um encontro desses nos deixa muito felizes e as causas ambientais terão sempre todo o nosso apoio e dos parceiros que se engajaram nessa causa.”
 
Ricardo Cardim é mestre em Botânica pela Universidade de São Paulo (USP) e um dos palestrantes do evento. Ele participou da abertura do workshop e falou da importância de o Judiciário ter olhar voltado para questões relacionadas à arborização.
 
“Fico muito feliz com iniciativas como essa porque infelizmente não é a regra no Brasil você ter o poder público atento a essa questão. Temos que pensar que hoje o meio ambiente está, também, nas cidades. A população, na sua maior parte, vive nas cidades, então trazer a questão da arborização, considerando que hoje a árvore não é mais um enfeite, mas sim uma máquina de saúde pública, é ela que propicia condições para diminuir temperaturas, aumentar a umidade do ar e uma série de benefícios. Por isso é fundamental que a gente tenha essa mobilização da sociedade do poder público em prol de tornar as cidades verdes e saudáveis para as pessoas”, afirmou.
 
Titular do Juvam de Cuiabá, o juiz Rodrigo Curvo fez o retrospecto da criação do Juvam e outros juizados especializados relacionados a causas, valores que o Judiciário entende como importante para a sociedade. Ele ressaltou o pioneirismo no que se refere às matérias ambientais, que se espalhou para outras comarcas do Estado.
 
Mais do que julgar causas ambientais, pensou-se na necessidade de realizar ações mais efetivas e então surgiu o Projeto Verde Novo para trabalhar a conscientização, melhorar os índices de arborização e a qualidade de vida da população por meio do plantio de árvores.
 
“Sempre fomos bastante estimulados pelos servidores do Juvam, que são entusiastas do Verde Novo. Temos apoio da Alta Administração do Poder Judiciário, além dos parceiros e voluntários que comparecem nas ações de plantio de distribuição de mudas. A ideia do workshop, que é mais uma das ações do Projeto Verde Novo, que além de plantar e distribuir, busca a conscientização por meio de autoridades no assunto que vão falar sobre sustentabilidade, meio ambiente, qualidade de vida e arborização”, explicou Rodrigo Curvo.
 
Para o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, que na oportunidade representou o prefeito, disse que quando o clima, sustentabilidade e plantio de árvore interfere diretamente na qualidade de vida dos cuiabanos e por isso deve ser uma preocupação constante do Executivo e reiterou o trabalho em conjunto que tem sido feito junto ao poder Judiciário. “Somos e sempre seremos parceiros, até porque o Verde Novo é um projeto espetacular, que já plantou e distribuiu milhares de mudas e estamos transformando, no quesito arborização, o município de Cuiabá. Tanto é que acredito que com essa parceria, nos próximos três ou quatro anos, nossa capital resgate o título de Cidade Verde. O desenvolvimento trouxe a erradicação das árvores, o fim de uma beleza natural que tínhamos e como poder público, temos que resgatar a qualidade de vida do povo cuiabano”, comentou.
 
Também participaram da abertura do workshop o corregedor-geral da Justiça, Luiz Ferreira, o juiz auxiliar da Presidência do TJ, Agamenon Alcântara Moreno Júnior, a secretária adjunta de Gestão, Luciane Bertinato, a assessora estratégica da Prefeitura de Cuiabá, Naydd Leal, o superintendente executivo do Instituto Ação Verde, Vicente Falcão, a presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC-MT), Rejane Mara Castiglioni Alves Scaravelli, o vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT), Joaquim Paiva de Paula, a secretária de Meio Ambiente de Várzea Grande, Helen Farias Ferreira.
 
Programação: no período da manhã Ricardo Cardim falou sobre paisagismo e arborização sustentável; Henrique Maranholi apresentou um estudo sobre as ilhas de calor nos últimos 40 anos em Cuiabá. No período da tarde serão abordados os temas Conforto Térmico nas Edificações, pelo engenheiro Adeir Pinto e Programa Forest Friend de Sustentabilidade e a compensação do impacto ambiental com créditos de floresta pelo economista Mauro Romani. No sábado será realizado um plantio de mudas nas alças de acesso do viaduto da rodoviária de Cuiabá.
 
São parceiros do evento: Prefeitura de Cuiabá, Instituto Ação Verde, Grupo Petrópolis, TV Centro América, Energisa, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-MT) e Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC).
 
O projeto – O Verde Novo é um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pela equipe do Juvam de Cuiabá, com o objetivo de mobilizar a sociedade em prol do plantio e manutenção de árvores na Capital, a fim de alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria na qualidade de vida da população mediante a redução da sensação térmica e aumento da umidade relativa do ar.
 
Confira AQUI a matéria da TV.Jus..
 
Dani Cunha/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409