Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

13.03.2020 14:38

Ribeirinho Cidadão: Juvam ensina consciência ambiental para moradores de Olho D'água
Compartilhe
Tamanho do texto:
Um pé de goiaba e outro de ipê rosa são a esperança de um quintal mais fresco na casa de dona Melissa Almeida. Ela ganhou as mudas na van do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) que, na manhã desta quinta-feira (12 de março), estava distribuindo, gratuitamente, exemplares de 20 espécies diferentes durante a realização do Ribeirinho Cidadão em Olho D'água, distrito de Santo Antônio do Leverger, onde teve início a etapa terrestre do projeto Ribeirinho Cidadão. A primeira etapa, a fluvial, foi realizada entre os dias 28 de fevereiro e 8 de março.
 
Moradora da comunidade da Curva da Linha, Melissa ressalta que a família ama plantas e no fundo do quintal tem cana e mandioca plantadas, mas ressalta que as Goiabeiras morreram todas por conta dos papagaios da região que comeram todos os brotos. Por isso, a necessidade de repor a espécie.
 
Consciente da responsabilidade ambiental do ser humano, ela aponta que "os homens estão desmatando tudo que podem e, plantar árvores, mesmo que no fundo do quintal, é uma coisa que todos deveriam fazer para contribuir com o planeta."
 
Todos que chegavam na van para escolher a planta, saiam com uma informação: qual a melhor árvore para enfeitar a frente da casa, como manter as árvores plantadas em calçadas e como cuidar de árvores frutíferas são algumas das informações.
 
Alexandre Corbelino, um dos responsáveis pela distribuição das mudas, aponta que é motivo de alegria, mais uma vez integrar o Ribeirinho Cidadão e poder levar esses trabalhos a comunidades tão isoladas. "Mais que distribuição de mudas, também fazemos um trabalho de conscientização e preservação ambiental que é de extrema importância para a população."
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Imprensa@tjmt.jus.br