Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

05.04.2021 08:54

Comprometimento de magistrados e servidores garante alta produtividade em Rondonópolis
Compartilhe
Tamanho do texto:
O comprometimento de servidores, servidoras, magistrados e magistradas tem garantido a alta produtividade da Comarca de Rondonópolis, mesmo com as portas fechadas por quase 10 meses devido às medidas restritivas de prevenção ao Coronavírus e agora com a suspensão do Plano de Retorno Programado às Atividades Presenciais (PRPAP). A avaliação é do juiz diretor do Foro, juiz Renan Carlos Leão Pereira do Nascimento.
 
No período de março de 2020 a março de 2021, foram julgados 113.899 processos pelos juízes e juízas de Rondonópolis. Sendo 92.130 decisões proferidas e 21.769 sentenças emitidas, conforme dados do Departamento de Aprimoramento da 1ª Instância (DAPI).
 
“Desde que assumi a Direção do Foro e pude estar mais próximo dos colegas magistrados nas questões administrativas, tenho visto que todos, sem exceção, estão se esforçando na prolação de decisões, despachos e sentenças. Nossas secretarias têm impulsionado os processos que tramitam no sistema do PJe”, declara Renan Carlos Leão Pereira do Nascimento. “Em home office, estamos laborando sem horário definido, pois no fórum o expediente inicia às 12h e nesse momento de pandemia às 13h seguindo até às 19h. Contudo, temos iniciado as atividades diárias desde às 8h seguindo até às 20h, 21h, 22h. Eu mesmo já me peguei analisando processo às 23h, por exemplo, fora nos finais de semana e isso tem acontecido com os outros magistrados e servidores das secretarias”, exemplifica.
 
O juiz assumiu o cargo em 2021 e lembra que em janeiro e fevereiro, quando Rondonópolis estava trabalhando com a Etapa 1 PRPAP, conforme Portaria Conjunta n.428/2020, os processos híbridos, mesmo com prazo suspenso, estavam sendo impulsionados pelas secretarias. “Nossos servidores não pararam. Os magistrados estavam também proferindo decisões e despachos. Os Oficiais de Justiça estavam nas ruas, cumprindo os mandados”, lembra.
 
O magistrado reforça que atualmente, por causa do agravamento da pandemia, o Judiciário determinou a obrigatoriedade do teletrabalho, mas a Comarca continua o esforço de atender à população. “Eu tenho acompanhado, como juiz diretor, por meio de conversas com os colegas, que todos estão trabalhando para entregar a prestação jurisdicional necessária. Um grande exemplo são as audiências já designadas para serem realizadas de forma virtual, nenhuma foi cancelada, estão sendo realizadas de forma muito tranquila e seguirão dessa forma”, cita ao lembrar que em 12 meses foram realizadas 457 audiências na Comarca, e outras 211 audiências de conciliação.
 
Sempre na busca de melhorar os indicadores da Comarca, o juiz diretor inovou e editou a Portaria 15/2021-DF, colocando à disposição das secretarias o auxílio dos oficiais de Justiça que, nesse período, cumprem apenas os mandados considerados urgentes, obedecendo a uma escala diária. “Assim, naqueles dias em que não estiverem nessa escala de plantão diário, poderão estar impulsionando os processos pelo sistema do PJE, dentro das secretarias, tudo no afã de movimentarmos, cada vez mais, máquina judiciária”, explica.
 
Para manter a comunicação com o público externo, a Comarca tem os canais de acesso atualizados que podem ser acessados no banner “Pandemia Covid-19” na página principal do Portal do TJMT ou clicando AQUI
 
Veja AQUI o vídeo desta matéria.
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br