Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

24.05.2021 12:48

Membros do Judiciário recebem moção de Câmara de Cuiabá
Compartilhe
Tamanho do texto:
Pais e mães adotivos e representantes do Poder Público diretamente ligados a causa da Adoção participaram na manhã desta segunda-feira (24/5) de uma sessão solene virtual que tratou do tema e de sua importância em nossa sociedade. A cerimônia foi iniciada com um vídeo de uma filha adotiva que expôs sua história e emocionou a todos falando das dificuldades iniciais com a mãe biológica e a importância da Adoção em sua vida. Ana Regina Bernardon Sicarelli atualmente está com 25 anos, é casada e atua como diretora voluntária de Ação Social e coordenadora de eventos da Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio a Adoção (Ampara).
 
A juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Christiane da Costa Marques Neves, representou todos os magistrados de Mato Grosso responsáveis pelas sentenças de Adoção. “A informação é tudo. A pessoa que tem conhecimento não precisa passar por tantas dificuldades. A exemplo da Entrega Legal que oportuniza a mãe, de forma legal a entregar seu filho para Adoção. Por isso temos um mês com uma enorme programação sobre este tema. Todos eventos estão sendo preparados com muito amor e cuidado. A Corregedoria-Geral da Justiça agradece esta oportunidade e coloca nossa estrutura à disposição desta causa”, disse a magistrada que representou todos os juízes e o corregedor, desembargador José Zuquim Nogueira.
 
A presidente da Ampara, Daysi Anne Marklew Guilem, também foi agraciada com a moção. “Filiação se dá além do sangue. Meu desejo é que todos entendam que a Adoção deve ser algo natural e usarmos este termo como sinônimo de amor e carinho. Já vencemos muitas lutas, mas ainda há outras tantas a serem vencidas. A Sociedade está pronta para Adotar. Hoje fica muito claro que não estamos sozinhos para lutar por esta causa. Se hoje sou mãe é por causa de cada um de vocês. Nunca imaginei que a decisão que tive lá em 2012 de ser mãe adotiva me traria aqui”, revelou a presidente da instituição responsável pelo preparo dos pais adotivos via realização de cursos.
 
A vice-presidente da Ampara Elisia Regina de Oliveira Cruz e o esposo dela, Lusanil Cruz também receberam a moção. Eles relataram emocionados sobre a Adoção. “Agradeço imensamente a iniciativa deste evento. Eu disse sim à Adoção quando fiz um curso na Ampara, mas a semente da Adoção foi plantada pelo meu marido. Somos casados há 23 anos e temos dois filhos biológicos. Começamos pelo processo de apadrinhamento e já pensamos em mais adoções”, disse.
 
Outros pais e filhos adotivos também falaram sobre casos de sucesso da adoção. A promotora da Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, Valnice Santos, parabenizou a todos os organizadores e também relatou. “Para nós é muito importante o trabalho da Ampara. Tive noticia de dois casos de adoção que acompanhei em Cáceres: um passou ano passado para Medina, e outro passou este ano em Engenharia Civil, ambos na UFMT. Fiquei muito feliz com a notícia e os pais fizeram questão de entrar em contato comigo para contar o sucesso com os filhos”, revelou a promotora.
 
“Sinto-me honrada em fazer parte deste dia e pela primeira vez como vereadora posso agraciar pessoas que honram esta causa da Adoção que é tão importante. Desta forma podemos contribuir para que este processo seja cada vez mais claro”, disse a vereadora Michelly Alencar, idealizadora da sessão.
Leia mais sobre Adoção:
 
Eventos sobre Adoção movimentam mês de maio
 
 
Adoção é tema de roda de conversa entre parceiros
 
 
Mês da adoção: Primavera do Leste prepara curso virtual para pretendentes a adoção
 
 
Ranniery Queiroz
Assessor de imprensa CGJ/TJMT