Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

11.06.2021 17:26

Nova Mutum retoma Tribunal do Juri nesta sexta
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Comarca de Nova Mutum (264 km ao norte) retomou as sessões de julgamento do Tribunal do Júri na manhã desta sexta-feira (11). Sentam no banco dos réus dois homens acusados de tentativa de homicídio, praticado à traição e por motivo fútil contra vítima do sexo masculino, em agosto de 2015. Em 23 de agosto de 2018 os réus foram pronunciados e decretadas as prisões preventivas. Ambos aguardam julgamento presos.
 
Este é o primeiro júri popular presencial na Comarca desde março de 2020, quando o Tribunal de Justiça adotou medidas sanitárias e suspendeu atividades para reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.
Para a retomada do júri popular, a juíza da 3ª Vara Criminal da Comarca, Ana Helena Alves Porcel Ronkoski, considerou a Portaria n. 492/2021-TJMT, que autoriza a realização de sessões presenciais de Julgamento do Tribunal do Júri, nos processos envolvendo réus presos (art. 2º da referida Portaria, que incluiu o art. 17-A, à Portaria-Conjunta n. 428/2020-TJMT).
 
A magistrada salienta que “o plenário do Júri da Comarca de Nova Mutum conta com a devida estrutura para garantir o distanciamento entre os réus e as testemunhas (que, frisa-se, entram em plenário uma a cada vez) e que foram tomadas diversas medidas preventivas para evitar a disseminação do vírus Sars Cov-2, nos termos da Portaria n. 04/2020-GAB”.
 
Caso - O Ministério Público do Estado de Mato Grosso ofereceu denúncia contra Antônio Welison Soares Moreira, popularmente conhecido por “De menor”, e Victor Douglas Morais Delgado, o “Vitinho”, incursos nas penas do artigo 121, §2º, incisos II e IV, c.c. art. 14, II, ambos do Código Penal. Consta da denúncia que por vota das 19h30 de 07/08/2015, no bairro Prohab, em Nova Mutum, Antonio Welison a mando de Victor tentou matar a vítima J.S.S.
 
Narra a denúncia que a vítima e Antônio Welison comercializavam drogas para Vitor Douglas, porém J.S.S teria perdido uma quantidade de drogas, passando a sofrer ameaças por parte dos acusados. Assim que soube que a vítima ia fugir, Vitor Douglas entregou ao comparsa Antônio Welison uma arma de fogo calibre .38 e determinou que ele matasse a vítima.
 
Antônio Welison, então se encontrou com a vítima e em determinado momento de distração da vítima sacou a arma e efetuou um disparo contra cabeça de J.S.S., acertando de raspão a bochecha da vítima. Ferido, a vítima correu e entrou em uma residências e Antonio Welison fugiu.
 
Processo: 0003245-50.2015.8.11.0086.
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br