Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

21.07.2021 11:54

Magistrados já podem se inscrever para curso oficial de Formação de Formadores promovido pela Enfam
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) informa que estão abertas as inscrições para o curso de Formação de Formadores Nível 1, promovido pela Escola Nacional e Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Sávio de Figueiredo Teixeira (Enfam). A capacitação é voltada para magistrados e é válida para efeitos de promoção. As inscrições vão até 28 de julho, no site da Enfam. O curso será realizado entre os dias 2 e 19 de agosto.
 
A Enfam realiza essa atividade com o objetivo de gerar um efeito multiplicador e, ao fomentar parcerias com as demais escolas, busca a capacitação de magistrados para que dominem os aspectos pedagógicos da formação profissional dos seus próprios pares. O credenciamento é válido por dois anos, contados a partir da data de publicação desta portaria e passa a valer da data de sua publicação. O objetivo é desenvolver, continuamente, competências profissionais específicas para o exercício da docência e para a atuação no planejamento e execução de ações de formação no contexto da magistratura.
 
As competências a serem desenvolvidas são divididas em dois grupos: competências relativas ao conhecimento a ser ensinado e competências relativas às habilidades para ensinar. No que diz respeito às competências relacionadas ao conhecimento a ser ensinado, espera-se que o formador de uma escola judicial tenha profundo conhecimento do tema objeto da ação educacional, tanto na perspectiva teórica quanto na prática.
 
As competências concernentes às habilidades para ensinar dizem respeito ao domínio do conhecimento pedagógico, que envolve a compreensão não só da aprendizagem do adulto mas também dos fundamentos e práticas de avaliação.
 
Além disso, o formador deve ser capaz de estabelecer uma clara distinção entre crenças, opiniões pessoais e ética profissional, sempre considerando prioridade as necessidades dos formandos.
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br