Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

14.09.2021 13:12

Saiba a diferença entre PJe e Juízo 100% Digital
Compartilhe
Tamanho do texto:
A oferta de serviços totalmente on-line, que facilita a vida do cidadão e o aproxima cada vez mais da Justiça, é realidade no Poder Judiciário de Mato Grosso. O Processo Judicial Eletrônico (PJe) está presente em 100% das comarcas do Estado e o Juízo 100% Digital já está implementado em 89 unidades judiciárias como uma ferramenta que traz a comodidade e segurança para todos que buscam os serviços da Justiça. Mas você sabe a diferença entre PJe e Juízo 100% Digital?
 
O PJe é a forma eletrônica do processo, ou seja, ele está em ambiente virtual. O Juízo 100% digital é uma forma de atuação, onde todos os procedimentos de um processo tramitam pela internet. Isso quer dizer que tudo é feito de forma virtual, sem precisar sair de casa ou do escritório, inclusive entrar em contato com servidores e magistrados.
 
Para que o processo esteja na modalidade Juízo 100% Digital é necessário fazer a adesão a esta opção quando da distribuição da ação e com a concordância da outra parte. A partir daí todas as movimentações processuais como intimações e audiências, e atos extraprocessuais, como o atendimento às partes e aos advogados são realizadas de forma remota.
 
O fim total do papel em Mato Grosso está próximo graças ao intenso trabalho de virtualização de todo ao cervo físico. “No Segundo Grau praticamente não há mais nenhum processo em papel e seguimos para este objetivo na Primeira Instância. Já foram digitalizados e migrados para o PJe quase 340 mil processos físicos e o esforço concentrado é para migrar os pouco mais de 48 mil processos no PJe para que tenhamos a totalidade do acervo virtual”, diz a presidente do TJMT, Maria Helena Póvoas.
 
De acordo com a magistrada, esse caminho é mais um passo para a expansão do Juízo 100% Digital. “Antes nós tínhamos apenas o processo eletrônico e agora temos os procedimentos inteiramente virtuais que têm facilitado a vida dos operadores e operadoras do Direito e daquele cidadão da ponta, no interior, que precisa de um serviço seguro, célere e eficiente”, afirma a presidente.
 
O Juízo 100% Digital – Em Mato Grosso a modalidade foi inicialmente implantada na forma de projeto piloto, em 13 unidades jurisdicionais. Neste ano de 2021, o Juízo 100% Digital foi ampliado para outras 76, somando 89 unidades do Primeiro Grau de Jurisdição incorporando as melhorias identificadas ao longo da execução do projeto piloto.
 
Saiba mais sobre o assunto:
 
Efetividade: Juízo 100% Digital aproxima a Justiça do cidadão
 
Juiz estabelece Juízo 100% Digital como prioridade na Primeira Vara de Alta Floresta
 
TJMT aprova criação de Núcleos de Justiça 4.0 e ampliação do Juízo 100% Digital
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br