Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

21.09.2022 12:20

Dia da Árvore: Verde Novo leva conscientização por meio do plantio a estudantes de escola em Cuiabá
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Dia da Árvore, celebrado nesta quarta-feira (21 de setembro), foi lembrado com plantio do Projeto Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, na Escola Municipal de Educação Básica Ten. Octacílio Sebastião da Cruz, no bairro CPA 3, em Cuiabá. As crianças aprenderam sobre conscientização a respeito da preservação da natureza, na teoria e prática.
 
Além do Dia da Árvore, o dia 21 de setembro também é o início da Primavera, a estação das flores e que simboliza a vida. E foi justamente sobre a importância da árvore que o aluno Matheus Pinheiro da Cruz, de apenas seis anos, já entende o que significa plantar uma árvore e cuidar da natureza. Esta foi a primeira vez que ele plantou uma muda e estava todo feliz.
 
“É importante cuidar da árvore porque ela dá sombra, flor, fruto e ainda ajuda a gente a respirar. Eu achei muito legal plantar a árvore e depois a gente tem que cuidar dela, cuidar da natureza”, afirma.
 
Aos cinco anos, Ayla Cristina Santos Duarte estava atenta à palestra e na hora de plantar a muda, já sabia como fazer. “A gente coloca a planta no buraco [berço], coloca a terra, aperta a terra e depois joga a água. Isso é para a natureza e se nascer um caju, tem que esperar ficar maduro para a gente poder comer. A gente tem que plantar árvores e cuidar da natureza”, ensina.
 
É essa conscientização ambiental despertada nas crianças que faz com que os ensinamentos sejam levados para casa e para a vida de cada um dos alunos e alunas.
 
A coordenadora da Escola Claudenir Izabel Gonsales explica que já é realizado projeto de preservação ambiental em sala de aula e que essa parceria com o projeto Verde Novo vem complementar o ensino. “Essa é a importância para as crianças, desde pequenas, tornar um projeto micro em uma ação marco que estamos realizando hoje com o Verde Novo. As crianças estavam bastante entusiasmadas porque já estão percebendo a importância da preservação do meio ambiente”, conta.
 
A engenheira florestal do Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam), Rosiani Mendes Carnaíba afirma que levar esse tipo de conhecimento para crianças, com a participação deles no plantio é muito importante. “Hoje, em alusão ao Dia da Árvore estamos em uma escola, realizando palestra de conscientização com as crianças sobre os benefícios de uma árvore e levando para eles para eles esse conhecimento e também trabalhamos a oficina de plantio. Além de falar sobre os benefícios que uma árvore nos traz, nós proporcionamos a eles fazer esse plantio, colocar realmente a mão na terra, fazer com que eles saibam qual é a espécie que eles vão plantar e qual benefício vai trazer pra escola, pro ambiente.”
 
Segundo Rosiani, várias crianças já possuem esse conhecimento e que as ações realizadas pelo Verde Novo despertam ainda mais a conscientização. “Temos visto nas inúmeras iniciativas que temos realizado que essa atitude de fazer o plantio, de querer cuidar da muda que eles plantaram naquele dia, de saber que elas precisam de água, de regar, saber que precisam de cuidados para manutenção, pra que aquela árvore venha crescer e desenvolver de forma correta.”
 
Especialmente para este dia, os estudantes apresentaram uma música sobre a árvore. O professor de Artes, Fernando Reis disse que através da música as crianças aprendem de forma mais fácil. “Podemos fazer o bem através da música, levar esse conhecimento para todas as crianças, que transmitem às suas famílias através dessa didática. Com as aulas de música e datas comemorativas a gente leva adiante o conhecimento para todas essas crianças formando cidadãos e cidadãs mais conscientes”, comenta o professor.
 
Programação - O Verde Novo preparou um cronograma especial durante esta semana para comemorar o Dia da Árvore:
 
Dia 21/09 (quarta-feira) às 14h
Distribuição de mudas para os colaboradores da MTI (Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação)
Rua C, nº 784, Centro Político Administrativo
 
Dia 23/09 às 9h e às 14h
Plantio de mudas e Projeto Rebojando na Emeb Senador Darcy Ribeiro
Rua 18, Quadra 17, s/nº, bairro Jardim Industriário
 
Dia 21/09 (quarta-feira) às 10h
Shopping Pantanal - Distribuição de 2.000 mudas
Shopping Estação - Distribuição de 1.000 mudas
 
Verde Novo - É um projeto da Justiça estadual, coordenado pelo Juvam, com cooperação técnica do Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde, e conta ainda com o patrocínio do Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O Verde Novo envolve também parceria com a TV Centro América e a Concessionária de Energia Energisa na divulgação das ações.
 
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: Foto 1: Imagem horizontal colorida. Palestra realizada pela engenheira florestal. Ela está em pé e segura uma muda de planta. As crianças estão em frente, sentadas no chão prestando atenção. Foto 2: Aluno Matheus está agachado em frente a uma muda plantada. Ele usa uniforme da escola, segura as folhas da planta e sorri para foto. Foto 3: Vários alunos em volta de uma muda de planta enquanto um deles usa um regador. Foto 4: Alunos estão enfileirados embaixo de uma árvore fazendo a apresentação musical. Do lado esquerdo da foto está o professor Fernando, em pé, segurando o violão.
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br