Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

17.03.2023 16:08

Judiciário de Mato Grosso realiza campanha permanente “adote um copo descartável”
Compartilhe
Tamanho do texto:
Sempre é tempo de conscientização. Para incentivar práticas sustentáveis no Poder Judiciário, o Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça reforça a importância da utilização do mínimo possível de materiais que possam ser descartados. A campanha permanente “Adote um copo descartável enquanto estiver nas dependências do Judiciário”, com a afixação de cartazes ilustrativos na sede do Palácio da Justiça, é uma forma de incentivar, principalmente os visitantes a contribuir com o meio ambiente.
 
Cada copo demora mais de 200 anos para se decompor na natureza. Com esse grande impacto ambiental a intenção é sensibilizar as pessoas que frequentam a sede do Judiciário na Capital, seja a trabalho ou durante eventos, a colaborarem com a campanha.
 
A iniciativa vai conscientizar também servidores e servidoras a utilizarem copos ou canecas ao participarem de eventos, capacitações na Escola dos Servidores, bem como no horário de trabalho.
 
Além da economia com os gastos na aquisição de copos plásticos, a campanha tem objetivo, principalmente de contribuir com o futuro do planeta.
 
Já é rotina nos setores do Tribunal de Justiça e nas comarcas a utilização de copos e canecas próprios, sendo os copos descartáveis destinados somente para visitantes. Daí a importância da conscientização por meio dessa campanha.
 
Agenda 2030 - Em 2015 os países que integram as Nações Unidas adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável como uma nova política global onde foram estabelecidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com 169 metas que devem ser cumpridas até 2030, por meio de iniciativas que envolvem organizações, governo, sociedade e empresas.
 
Uma das ações da Agenda 2030 relacionada a consumo é o ODS 12, que visa assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
 
O Poder Judiciário Brasileiro é pioneiro, no mundo, na institucionalização da Agenda 2030.
 
A Agenda 2030 entrou na pauta do Judiciário em 2019, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aderiu à causa de forma pioneira entre os Judiciários. No ano seguinte, os ODS foram inseridos na Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026.
 
Desde então, foi intensificada a incorporação da Agenda 2030 nas normas que regulamentam a gestão dos tribunais.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição: imagem 1: fotografia de dois copos de plásticos.
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br