Presidente do TJMT vistoria obras do Tribunal de Júri em Rondonópolis
Presidente do TJMT vistoria obras do Tribunal de Júri em Rondonópolis
A Comarca de Rondonópolis recebeu hoje (26/11), às 9h, a visita do Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Desembargador José Jurandir de Lima, que vistoriou a construção do Tribunal de Júri. O novo espaço é construído ao lado da sede do Fórum e, depois de pronto, poderá acomodar até 170 pessoas durante uma sessão de julgamento. No Tribunal de Júri são realizados os julgamentos de pessoas acusadas de cometer crimes contra a vida, como assassinato, por exemplo.
A visita foi acompanhada pelo prefeito, Adilson Sachetti, pelo juiz auxiliar da Presidência, José Mauro Bianchinni, por magistrados da Comarca e por representantes da sociedade local.
A construção começou em maio deste ano e o investimento gira em torno de 1,7 milhão. Segundo o Presidente, a obra está dentro do prazo previsto e deve ser inaugurada no início do ano que vem. "Houve economia de todas as formas para que Rondonópolis tivesse um Tribunal adequado para os julgamentos. Esse é um passo importante para a Comarca e também para a sociedade local. Com o Tribunal de Júri em pleno funcionamento, o atendimento jurisdicional prestado à população vai se tornar mais célere", acrescenta José Jurandir.
"Atualmente a cidade não tem um local que possua as necessidades básicas de um Tribunal de Júri, tal como cela para os detidos e local para os depoimentos. Isso gera uma sensação de inseguraça em toda a sociedade, já que no dia do julgamento presos perigosos ficam em salas comuns sem nenhuma segurança", destaca Adilson Sachetti. Hoje, as sessões de Júri são realizadas duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, na Câmara Municipal. O juiz João Alberto Menna Barreto Duarte é o titular da Vara de 1ª Vara Criminal, que realiza os julgamentos de Tribunal de Juri.
Rondonópolis pertence à categoria de Entrância Especial e abrange também o município de São José do Povo. Juntas, as duas cidades possuem uma população estimada em 169,9 mil pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (julho/2005). De acordo com a Corregedoria Geral de Justiça, na Comarca tramitam pelo menos 52,8 mil processos (setembro/2006) que são apreciados pelos 12 magistrados que atuam na Comarca e também pelo juiz Diretor do Fórum, Luiz Antônio Sari.
Keila Maressa
(65) 3617 3394











