Ir para o conteúdo principal
Selo de Transparência
Logo CNJ

 24/05/2006   14:20 

Compartilhe: 

Judiciário realiza ciclo de palestras sobre adoção

Judiciário realiza ciclo de palestras sobre adoção

 

O processo de adoção e relatos de casos de violência doméstica contra crianças e adolescentes foram alguns dos aspectos discutidos hoje (24/5) pela manhã, na abertura do ciclo de palestras sobre adoção, realizado no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. As palestras foram proferidas pela Desembargadora Shelma Lombardi e pelo procurador geral do Estado, Paulo Prado.

 

O procurador geral declarou que se os profissionais do Judiciário não priorizarem as crianças e adolescentes que estão nos abrigos, não será possível a construção de uma nação digna. A Desembargadora falou aos participantes sobre a importância da doação para se adotar uma criança, ressaltando que isso só é possível quando as forças se unem em prol das crianças que necessitam de um lar.

 

O encontro é alusivo ao dia nacional da adoção, comemorado em 25 de maio e visa buscar a celeridade dos processos nas Varas da Infância e Juventude. Na oportunidade, o Corregedor Geral da Justiça, e Presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), Desembargador Munir Feguri, lembrou, em seu discurso, a importância da sensibilização dos profissionais que atuam no Judiciário. “Essas crianças institucionalizadas são órfãs da família biológica e órfãs da sociedade, que as rejeitam ou não as acolhem, mas não podemos permitir que sejam órfãs do Estado”, declarou o Presidente da Ceja.

 

A abertura do evento contou com a participação do Presidente do TJ, Desembargador José Jurandir de Lima e o Vice- Presidente, Desembargador Jurandir Florêncio de Castilho. A campanha foi dividida em duas etapas: uma para sensibilizar juízes, promotores de justiça, psicólogos e assistentes sociais das Varas que lidam com o tema e outra para prestar esclarecimentos à sociedade sobre o processo de adoção.  Amanhã (25), uma equipe da Comissão Estadual Judiciária de Adoção vai distribuir material informativo no pátio interno do Shopping Pantanal, durante todo o dia.  

 

Alcione dos Anjos

(65) 3617-3409