acessibilidade do site.

 05/10/2007   17:00 

Compartilhe: 

Comarca de Diamantino tem novo Fórum

 

 

Novo Fórum de Diamantino traz conforto aos cidadãos e servidores

 

 

            A partir desta segunda-feira (8/10), moradores dos municípios de Diamantino, de Alto Paraguai e do distrito de Deciolândia, englobados pela Comarca de Diamantino, serão beneficiados com as novas instalações do fórum local, mais amplas e com espaço adequado ao funcionamento de seis varas. O novo prédio vai proporcionar mais conforto ao cidadão atendido pela Justiça, além de melhores condições de trabalho a magistrados e servidores.

 

            A solenidade de inauguração do Fórum será realizada às 10 horas, e contará com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo Lessa, e também do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Ferreira Mendes, natural de Diamantino.

 

"O maior beneficiário do novo Fórum será o jurisdicionado. Teremos instalações adequadas e isso contribui para uma efetiva prestação jurisdicional", afirma o juiz Mirko Vincenzo Giannotte, diretor do Foro da Comarca.

 

Ao todo, a nova estrutura possui 1.189 metros quadrados (m²) de área construída, num terreno com área total de 4 mil m². A obra foi construída por meio de convênio entre o Tribunal de Justiça e a prefeitura de Diamantino. Houve, ainda, contribuição do empresariado local para a finalização do acabamento interno.

 

A Comarca de Diamantino foi criada pela Lei nº. 67, de 04 de março de 1937 (COJE), e instalada em 19 de outubro de 1948, ou seja, possui 59 anos de instalação. De acordo com o juiz Mirko Giannotte, a atual sede do Fórum foi construída em 1959 e ampliada em 1973. As antigas instalações já não contemplam as atuais necessidades de magistrados, servidores e, principalmente, dos cidadãos que dependem dos serviços da Justiça. O novo Fórum de Diamantino está localizado na Avenida Irmão Miguel Abib, s/nº, no Jardim Eldorado.

 

            Para o juiz diretor do Foro, a inauguração da sede do Fórum da Comarca representa um marco na história do Judiciário Estadual. Isso porque a Comarca de Diamantino é uma das mais importantes do Estado, pois foi uma das cinco primeiras comarcas a ser criada, antes mesmo de o Estado de Mato Grosso ter sido dividido. "De Diamantino surgiram quase todas as comarcas do Norte de Mato Grosso. A primeira foi Porto dos Gaúchos, em 1985. A Comarca de Diamantino era gigantesca. Se acontecia um homicídio em Alta Floresta em 1977, a competência era de Diamantino", ressalta o magistrado.

 

Atualmente, a comarca, pertencente à categoria de Terceira Entrância, onde tramitam cerca de 10 mil processos. No Fórum jurisdicionam também a juíza Tatyana Lopes de Araújo e o juiz Newton Franco de Godoy.

 

 

HISTÓRICO - O município de Diamantino foi fundado há 277 anos e está localizado a 208 quilômetros de Cuiabá.  Em 1821, chegou a ser elevada pela Junta Governativa da Província à condição de Capital, mas Dom Pedro I optou por Cuiabá, por apresentar rio em condições de navegação. A cultura diamantinense é diversificada e prevalecem os símbolos folclóricos, as danças típicas, a culinária e as bebidas tradicionais feitas à base de frutas e iguarias. A cidade preserva também antigos casarões do período colonial, com traços do estilo barroco.

 

           

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tj.mt.gov.br

(65) 3617-3393/3617-3394

 

 

 

Poder Judiciário de Mato Grosso.

Importante para cidadania. Importante para você.