Tramitação ágil de processos complexos
TJMT instalará
A Vara Especializada
Dois magistrados trabalharão na vara especializada, que terá abrangência estadual, atuando conforme distribuição alternada das ações, em respeito ao princípio do juiz natural. Com a especialização dos magistrados e de suas equipes de trabalho, será possível conferir maior agilidade na apreciação das ações que costumam envolver dezenas de pessoas em cidades, estados ou países diferentes, estende suas ramificações a organismos e instituições nacionais e internacionais, o que dá origem a processos judiciais volumosos, muitas vezes compostos por dezenas de apensos.
A vara especializada terá competência ainda para proceder a seqüestro e apreensão de bens, direitos e valores, julgar pedidos de restituição de coisas ou bens apreendidos, ordenar buscar e apreensão, hipoteca legal e quaisquer outras medidas assecuratórias.
O crime organizado é caracterizado pela participação de três ou mais pessoas, existente há algum tempo e que atuam com o propósito de cometer uma ou mais infrações graves enunciadas na Convenção das Nações Unidas sobre Crime Organizado Transnacional (Convenção de Palermo), com a intenção de obter, direta ou indiretamente, um benefício econômico ou outro benefício material.
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
(65) 3617-3393/3394
Poder Judiciário de Mato Grosso
Importante para cidadania. Importante para você