Ceja arrecada brinquedos no Shopping Pantanal
Desde ontem (13 de dezembro) quem visita o Pantanal Shopping, em Cuiabá, se depara com uma campanha que aproveita a boa vontade e o altruísmo inspirado pelo espírito natalino. Trata-se da campanha Natal das Crianças e Adolescentes, desenvolvida pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) com o intuito de arrecadar brinquedos para aproximadamente 200 crianças em situação de risco em Cuiabá e Várzea Grande. O quiosque de arrecadação está localizado dentro do shopping, na entrada principal, e ficará aberto até o dia 18 de dezembro (terça-feira).
|
![]() |
![]() |
No local, dentro de envelopes, estão os pedidos de natal de crianças entre quatro e doze anos incompletos que estão abrigadas no Lar das Crianças, em Cuiabá, e no Projeto Vida Nova, em Várzea Grande. Os presentes solicitados são simples, como bolas, carrinhos, estojos de maquiagem e bonecas, e a escolha da marca e do valor que será gasto fica por conta da pessoa que está ajudando na campanha. “Estamos esperando que as pessoas que passam por aqui apreciem a campanha, deixem seu carinho e amor, participem e apóiem com um presente. Os brinquedos escolhidos pelas crianças não são caros e podem ser comprados com R$20 ou R$30”, explica a secretária-geral da Ceja, Elaine Zorgetti. |
Nesse sentido, o presidente da Associação Mato-grossense dos Magistrados (Amam), juiz Agamenon Alcântara Moreno Júnior, que passou pelo local, parou para apoiar a campanha. “Essa ação é muito importante, pois permite que essas crianças tenham um natal pelo menos similar ao de uma criança que tem família constituída. Essas crianças institucionalizadas e em estado de vulnerabilidade precisam se sentir amparadas e, neste momento de reflexão, elas também precisam se sentir amadas como qualquer outra criança”, afirma o magistrado, que já atuou na Vara da Infância e Juventude da Comarca de Várzea Grande.
|
![]() |
O servidor público Paulo Melo e a filha dele, Maria Carolina Melo, contribuíram para a campanha. Segundo pai e filha, é importante o Judiciário agir e realizar campanha como essas que proporcionem um pouco mais de alegria nesse momento que é difícil para todos aqueles que estão longe da família. “Às vezes a gente reclama tanto mesmo com tudo que temos, e então nós percebemos que existem pessoas que têm muito menos que a gente. Essa época é propícia para nos lembrarmos de ajudar um pouco mais e ainda colaborar com quem tem menos”.
|
![]() |
![]() |
Para garantir que todas as crianças ganhem presente de natal, as servidores da Ceja Nadir Nadaf e Aretuza Carvalhosa também vão percorrer todas as lojas do shopping, solicitando aos comerciantes que contribuam escolhendo o nome de uma criança e doando o brinquedo solicitado. O Pantanal Shopping atua como parceiro na propagação da campanha e não cobrou aluguel do espaço onde está montado o quiosque da Ceja, além de confeccionar um totem que identifica a Comissão. Da mesma forma, a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) atua como parceira e vai ceder uma tarde no Sesi Park, centro de recreação em Cuiabá, para a festa que vai reunir as crianças.
|
A confraternização será realizada no dia 19 de dezembro (quarta-feira), da 12h às 18h, e vai juntar crianças e adolescentes do Lar das Crianças, da Casa de Retaguarda (abrigo para adolescentes meninas), do Projeto Nossa Casa (abrigo para adolescentes meninos), todas em Cuiabá, e ainda das quatro casas que compõem o Projeto Vida Nova (abrigo misto para crianças e adolescentes) em Várzea Grande.
Contribuição – Os servidores que quiserem contribuir podem fazer a doação de brinquedos novos na sede da Ceja, localizada na Corregedoria-Geral da Justiça, para que sejam entregues às crianças no dia da festa (19 de dezembro). A arrecadação será feita até o dia 18 de dezembro.
Fotos: Jocil Serra/Agência Phocus
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
(65) 3617-3393/3394/3413