Ir para o conteúdo principal
Selo de Transparência
Logo CNJ

 14/12/2012   14:59 

Compartilhe: 

Informática realiza balanço do ano

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (CTI) promoveu hoje (14 de dezembro) a última reunião de integração da equipe neste ano com o intuito de realizar balanço do último trimestre e ainda traçar metas para os próximos três meses. Durante a reunião foram avaliadas as metas cumpridas, as não cumpridas e, nesse último caso, analisados os porquês do não cumprimento. O encontro ocorreu na Sala Mangabeiras da Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva, pela manhã, e reuniu pelo menos 70 pessoas.
 
De acordo com o coordenador de TI Carlos Campelo, as reuniões estratégicas também servem como ferramenta de interação e gestão de comprometimento dos servidores da área. “As pessoas precisam estar inseridas no processo desenvolvido na área em que trabalham, elas precisam estar comprometidas. Não adianta trabalhar mecanicamente em uma atividade rotineira e não saber aonde se quer chegar com seu trabalho. Eu sei que estou comprometido quando estou inserido no processo”, ressaltou o coordenador.
 
Durante o evento foram ressaltadas as principais metas atingidas em outubro, novembro e dezembro, dentre elas a integração do Sistema CIA, que aglutinou as ferramentas Gedoc e Atenas; a implantação do Primus nas secretarias judiciárias, que integrou o Geacor, e Geacor Web; o lançamento da folha de pagamento única; a implantação do Zimbra no TJMT, sistema mais moderno de gerenciamento de e-mails; e ainda o SDK, que permite aos usuários um suporte mais rápido e de forma virtual. Já para os próximos meses, foram destacados como desafios para a CTI a implantação dos sistemas CIA e do SDK nas comarcas e a implantação do PJE na Segunda Instância. A Informática ainda quer migrar o sistema virtual utilizado hoje nos Juizados Especiais para gerenciamento de processos, Projudi, para o PJE, que também é virtual e segue orientação do Conselho Nacional de Justiça.
 
Já no quesito gerenciamento de projetos, o gestor sênior Odilon Rauen Júnior destaca como principal resultado alcançado na área administrativa da CTI a disponibilização do sistema CIA na internet, atendendo à Lei de Acesso à Informação. A disponibilização traz acessibilidade e transparência para a comunidade, juristas e servidores à medida que permite a verificação da tramitação dos processos pela internet, o andamento dos autos e análise das atas de registro de preços, informações como direito a férias de servidores e pagamentos de diárias, por exemplo.
 
Daniel Bezerra, gerente de Qualidade de Software da CTI adiciona ainda aos avanços obtidos pelas áreas nesses três últimos meses a implantação de pelo menos 330 sistemas no Tribunal de Justiça e no Fórum da capital, com a realização de 257 cursos e pelo menos 1.050 pessoas capacitadas nos sistemas desenvolvidos.
 
Em um balanço geral, após 21 meses à frente da Coordenadoria de Tecnologia da Informação, Campelo analisa que os trabalhos desenvolvidos e alçados como meta dentro da gestão foram realizados com sucesso. “A palavra de ordem mundial atualmente é integração e nesta gestão nós nos propusemos a isso, integração de sistemas e de servidores. Com isso os sistemas implantados neste período estão maduros dentro do judiciário mato-grossense e são conhecidos e utilizados pelos servidores, e isto é um feed back importante. Outro ponto interessante para nós foi o relatório de gestão feito pela equipe de transição, o qual apontou que as metas estipuladas para a área foram realizadas 100%”, destacou o coordenador, que aproveitou a ocasião para parabenizar os 70 servidores presentes pelo bom trabalho desenvolvido no ano.
 
 
Fotos: Jocil Serra/Agência Phocus
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
(65) 3617-3393/3394/3413