Candidatos a magistrados participam de sessão
![]() |
Como parte do Curso de Formação para Ingresso na Carreira da Magistratura de Mato Grosso, os 53 candidatos a juízes substitutos de Direito do Estado participaram hoje (6 de março) da sessão de julgamento da Turma Recursal Única do Poder Judiciário. A medida faz parte das atividades desenvolvidas pelos concorrentes que vão ocupar as 43 vagas disponibilizadas pelo Judiciário Estadual.
|
No entendimento do presidente da Turma Recursal Única, João Bosco Soares da Silva, o conhecimento passado na sessão é indispensável para o entendimento da importância do juizado especial na carreira de magistrado. Destaca ainda que a visão do novo modelo de juizado, positiva e efetiva, deve existir desde o começo da carreira, o que não ocorria antes.
“Quando entrei para magistratura, em 1996, não tive a oportunidade de conhecer a fundo a importância do juizado. Hoje, a visão do curso de formação é diferente e muito válida. Estão aprendendo desde o início como proceder onde forem atuar”, pontuou.
| Para o candidato Darwin Pontes, a participação na sessão é bastante importante para os futuros magistrados. “A iniciativa nos permite sentir como é feito o julgamento, conhecer a estrutura do TJMT, o preparo dos magistrados”, enumerou. Ele comenta ainda que a efetivação da Turma Recursal Única, em funcionamento desde o dia 7 de fevereiro deste ano, é bastante salutar e acredita que está garantindo celeridade à prestação jurisdicional. | ![]() |
![]() |
Com o mesmo entendimento, a candidata Luciene Marciano acrescenta a importância da linearidade nas decisões. “Garante a uniformização dos entendimentos e decisões, sem divergência em casos semelhantes, o que pode causar uma inquietação na sociedade”. Luciene destaca ainda que a visita e participação na sessão possibilita aos participantes do curso de formação a vivência prática da continuidade da prestação jurisdicional, uma vez que os processos julgados estão em fase de recurso. |
A Turma Recursal Única visa garantir qualidade na prestação jurisdicional, celeridade processual e linearidade nas decisões judiciais. As decisões são tomadas em conjunto com os magistrados João Bosco Soares da Silva (presidente), Valmir Alaércio dos Santos, Gonçalo Antunes de Barros Neto e Yale Sabo Mendes, que compõem a mesa.
Leia mais sobre o assunto.
Fotos: Jocil Serra/Agência Phocus
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
(65) 3617-3393/3394














