TJMT convida palestrantes renomados para encontro
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso intensifica as ações voltadas para a adoção da mediação e conciliação, como forma de resolução de conflitos e promoção da paz social. Para este mês estão marcados dois eventos de destaque: a instalação da Central de Mediação e Conciliação de Primeiro Grau de Jurisdição e da Central de Mediação e Conciliação de Segundo Grau de Jurisdição, além da realização do 1º Encontro Estadual de Conciliação e Mediação. A inauguração das centrais será na próxima segunda-feira (11 de junho), enquanto o Encontro ocorrerá no dia 22.
Conforme programação elaborada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Poder Judiciário de Mato Grosso, o Encontro Estadual servirá para divulgar e compartilhar experiências e procedimentos afetos à implantação da Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), discussão acerca dos meios de resolução consensual de conflitos, além de proporcionar reflexões a respeito da quebra do paradigma e da cultura do litígio no Brasil.
Para este momento, o TJMT convidou especialistas nacionais com pleno domínio da prática. A juíza de Direito da Comarca de Jundiaí (SP), Valéria Ferioli Lagrasta Luchiari, abordará o tema Objetivos e Implantação da Resolução nº 125, do CNJ - Conciliação e Mediação, enquanto o advogado do Estado de Pernambuco, Carlos Eduardo de Vasconcelos, explanará sobre Mediação de Conflitos: Pedagogia, Processo e Advocacia.
A expectativa é receber aproximadamente 400 participantes entre magistrados, advogados, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, procuradores do Estado, procuradores municipais, servidores e acadêmicos.
As atividades terão início às 13h com credenciamento dos participantes. Na sequência, o presidente do TJMT, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, e a presidente e o coordenador do Núcleo, desembargadora Clarice Claudino da Silva e o juiz Hildebrando Costa Marques, respectivamente, apresentarão aos participantes os serviços realizados e a importância do Núcleo Permanente. Entre às 14h30 e 16h, a magistrada Valéria Luchiari fará a primeira palestra, que encerrará com um debate. O advogado pernambucano abordará o segundo tema a partir das 17h, com finalização marcada para as 19h.
Para participar, clique no link https://www.tjmt.jus.br/misc/CursoConciliacao/Programacao.aspx e faça a inscrição.
Leia mais sobre o assunto.
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
(65) 3617-3393/3394











