acessibilidade do site.

 11/07/2012   18:17 

Compartilhe: 

TI inicia treinamento para utilização do PJe

Teve início nesta quarta-feira (11 de julho) o treinamento dos operadores do Direito da Comarca de Barra do Bugres (168km a médio-norte de Cuiabá) visando a preparação deles para operar o Processo Judicial Eletrônico (PJe), que será instalado no Juizado Especial da comarca na próxima segunda-feira (16 de julho). Neste primeiro dia, no início da tarde, foram treinados os membros do Ministério Público e Defensoria Pública. Na sequência ocorreu a capacitação dos oficiais de Justiça.
 
De acordo com o gerente de implantação do PJe da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Gustavo Piccin, o público está muito receptivo com o sistema eletrônico, já que até então trabalhava apenas com o físico. “Eles estão tendo uma nova visão do processo e estão gostando. Já perceberam os ganhos do PJe, entre eles a celeridade”, observou.
 
Apesar de o treinamento de hoje ser voltado para promotores e defensores, o gerente do PJe afirmou que os servidores do Juizado também participaram. Eles quiseram conhecer a tela em que promotores e defensores vão trabalhar, já que o sistema prevê uma tela diferente para cada perfil de usuário.
 
O treinamento continua nesta quinta-feira (12), com um workshop pela manhã, que traz os conceitos básicos do PJe. À tarde será realizada a capacitação dos cerca de 25 advogados que atuam na região, e o maior público a ser atendido. Na sexta pela manhã, das 8h às 10h, ocorre o treinamento dos servidores do Juizado, e logo em seguida dos magistrados e seus assessores.
 
O projeto piloto do PJe começou a funcionar no dia 5 de dezembro de 2011 no então recém-inaugurado Juizado Especial da Fazenda Pública, no Fórum da Comarca de Cuiabá. Entre os objetivos da implantação do novo sistema estão padronização dos processos, diminuição do tempo de trâmite de uma ação e a substituição do meio físico pelo eletrônico, para com isso reduzir o espaço destinado a arquivos de documentos do Poder Judiciário Estadual, além de contribuir com a preservação ambiental.
 
Leia notícias correlatas:
 
 
 
 
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
(65) 3617-3393/3394